AFIRSE/AIPELF

Sobre a AFIRSE Portugal (antiga Secção Portuguesa da AFIRSE)

A atividade da Secção Portuguesa da AFIRSE confunde-se, em certa medida, com o desenvolvimento das Ciências da Educação e da investigação educacional. Criada e impulsionada desde o início (1988) pelo espírito empreendedor e inovador dos Professores Albano Estrela e Maria Teresa Estrela, constituiu um meio de divulgação e discussão das ideias e dos trabalhos da investigação em várias áreas de estudo, sendo o seu contributo reconhecido pelo meio académico ligado à Educação.

Por outro lado, enquanto representante em Portugal da tradição francesa de investigação no domínio da Educação, a Secção Portuguesa da AFIRSE tornou possível o intercâmbio entre os seus membros portugueses e numerosos investigadores de língua francesa da área das Ciências da Educação. Do mesmo modo, as suas realizações foram frequentadas por investigadores de muitos países ligados à AFIRSE internacional, assim se tendo criado verdadeiros fóruns de debate anuais que contribuem para o desenvolvimento de intercâmbios e para a evolução do pensamento educacional.

Há duas ligações indeléveis à Secção Portuguesa da AFIRSE.

Desde logo, a AFIRSE internacional, Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, a casa fundadora de presidentes como Gaston Mialaret, Jacques Ardoino, Guy Berger e Louis Marmoz, que nos dá a matriz e o enquadramento. Mas também o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (e a sua antecessora Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), que tem gentilmente acolhido e patrocinado as nossas iniciativas, servindo-nos de sede, e com quem desejavelmente deverão ser aprofundados os laços.

Em 2014, procurando consolidar institucionalmente a Secção Portuguesa da AFIRSE, diversos membros lançaram-se na constituição de uma associação portuguesa de direito privado que fosse a continuadora da vasta experiência anterior.

É assim que nasce a AFIRSE PORTUGAL.


Assembleia de Fundação da AFIRSE Portugal, em 2014

Esperamos ser capazes de honrar o legado recebido dos Professores Albano Estrela e Maria Teresa Estrela – a partir de agora, os nossos sócios mais atentos – e desenvolver as ações necessárias ao aprofundamento desse legado. Para isso, incentivamos todos quantos estiveram ligados à antiga Secção Portuguesa da AFIRSE e todos os que se interessem pela nossa atividade a tornarem-se sócios da nova organização e a ajudarem-nos a sustentar um projeto que já deu muito às ciências da educação em Portugal e que assim quer continuar.

A Secção Portuguesa da AFIRSE, desde 2014 designada de AFIRSE PORTUGAL, está sediada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em cujas instalações têm lugar os eventos que realiza, com particular destaque para os colóquios nacionais realizados anualmente.

Sobre a AFIRSE (antiga AIPELF)

A Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) é uma organização de caráter científico com sede em França e com secções  em diferentes países, como é o caso de Portugal, Brasil, Canadá, México, Bélgica, entre outros. Como pode ler-se nos seus estatutos, a AFIRSE (antiga AIPELF) é uma organização que “a pour buts le développement de la recherche scientifique en éducation, résolument située dans une perspective critique, et la diffusion et l’utilisation des résultats de cette recherche, en vue d’améliorer les conditions de l’éducation ainsi que l’ensemble des activités et pratiques éducatives.”