Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente da Direção, Professor Doutor João Pinhal

A atividade da AFIRSE em Portugal confunde-se, em certa medida, com o desenvolvimento das ciências da educação e da investigação educacional. Criada e impulsionada desde o início pelo espírito empreendedor e inovador dos Professores Albano Estrela e Maria Teresa Estrela, a secção portuguesa da AFIRSE tem constituído um meio de divulgação e discussão das ideias e dos trabalhos da investigação em várias áreas de estudo. O seu contributo é reconhecido pelo meio académico ligado à educação.

Por outro lado, enquanto representante em Portugal da tradição francesa de investigação no domínio da educação, a secção portuguesa da AFIRSE tem proporcionado o intercâmbio entre os seus membros portugueses e numerosos investigadores de língua francesa das ciências da educação. Do mesmo modo, as suas realizações têm sido frequentadas por investigadores de muitos países ligados à AFIRSE internacional e de outros que desejam participar, assim se tendo criado verdadeiros fóruns de debate anuais que contribuem para o desenvolvimento de intercâmbios e para a evolução do pensamento educacional.

Há duas ligações indeléveis à AFIRSE em Portugal. Desde logo, a AFIRSE internacional, Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, a casa fundadora de presidentes como Gaston Mialaret, Jacques Ardoino, Guy Berger e Louis Marmoz, que nos dá a matriz e o enquadramento. Mas também o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (e a sua antecessora Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), que tem gentilmente acolhido e patrocinado as nossas iniciativas, servindo-nos de sede, e com quem desejavelmente deverão ser aprofundados os laços.

Procurando consolidar institucionalmente a secção portuguesa da AFIRSE, diversos membros lançaram-se na constituição de uma associação portuguesa de direito privado que fosse a continuadora da vasta experiência anterior. É assim que nasce a AFIRSE PORTUGAL.

Esperamos ser capazes de honrar o legado recebido dos Professores Albano Estrela e Maria Teresa Estrela – a partir de agora, os nossos sócios mais atentos – e desenvolver as ações necessárias ao aprofundamento desse legado. Para isso, incentivamos todos quantos estiveram ligados à antiga secção portuguesa da AFIRSE e todos os que se interessem pela nossa atividade a tornarem-se sócios da nova organização e a ajudarem-nos a sustentar um projeto que já deu muito às ciências da educação em Portugal e que assim quer continuar.

 ​​​​​ O Presidente da Direção

​​​​​​ João Pinhal