Programa de atividades

Plano de atividades 2017-2019

A AFIRSE Portugal propõe-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, procurando seguir uma linha de coerência com a tradição da Associação, no sentido de manter o seu espaço no campo da promoção do debate, da reflexão e da circulação do conhecimento científico produzido no âmbito das Ciências da Educação, assim como na criação de redes de colaboração entre investigadores, sobretudo nos países representados na AFIRSE Internacional.

Assim procuramos:

  1. Continuar a desenvolver a relação da AFIRSE Portugal com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, articulando as nossas realizações com a Direção do Instituto e lançando iniciativas conjuntas.
  2. Dar continuidade à realização dos Colóquios anuais. O Colóquio de 2018 visa a reflexão sobre o contributo da AFIRSE Portugal para o desenvolvimento da investigação e da circulação do conhecimento científico em educação no nosso país e para a criação de redes de colaboração entre investigadores dos diferentes países que, habitualmente, frequentam os nossos colóquios.
  3. Realizar um programa comemorativo do 30º aniversário dos Colóquios da AFIRSE, que se verifica em 2018, e essa comemoração dar-se-á por ocasião do XXV Colóquio anual.
  4. Dar continuidade à publicação anual das atas dos Colóquios.
  5. Investir em acções de angariação de sócios individuais e colectivos.
  6. Dinamizar o site da Associação, procurando torná-lo num veículo eficaz de comunicação com os sócios, de angariação de sócios, de difusão do conhecimento científico das Ciências da Educação, assim como de informação sobre a associação e sobre atividades do interesse dos sócios.
  7. Assegurar a continuidade das Conversas à Quinta, nomeadamente, através da colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  8. Garantir a sustentabilidade financeira de modo a assegurar a viabilidade dos projetos que nos propomos realizar.

 


PLANOS DE ATIVIDADES ANTERIORES

Plano de actividades 2015-2016

Procurando manter e desenvolver a atividade tradicional da AFIRSE em Portugal, propomo-nos realizar o já tradicional colóquio anual e participar em outros projetos e atividades, por todo o Portugal e em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e com outras entidades educativas, com a AFIRSE internacional e com as diversas secções da AFIRSE em outros países.

No ano de 2015 realizámos o respetivo colóquio anual (29 a 31 de Janeiro) e prepararemos o colóquio anual de 2016, que se debruçará sobre o tema “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”.

Para além disto, a atividade da AFIRSE PORTUGAL visará os seguintes objetivos institucionais:

  • Consolidar a associação, angariando novos sócios e concretizando métodos práticos de comunicação e divulgação entre todos;
  • Consolidar a organização, garantindo a observação de todos os procedimentos próprios de uma associação de direito privado português, segundo a legislação aplicável;
  • Manter e desenvolver a ligação à AFIRSE internacional e às secções da AFIRSE nos diferentes países;
  • Aprofundar a ligação com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;
  • Colaborar com outras instituições do ensino superior ou não superior e com as organizações educativas em geral onde haja atividades de investigação em educação, em particular se estas forem da responsabilidade de sócios.

No plano das realizações, o ano de 2015 deverá conhecer as seguintes orientações principais:

  • Lançar uma campanha de angariação de sócios por todo o país, visando retomar a ligação com muitas pessoas ligadas anteriormente à secção portuguesa da AFIRSE e abrindo a outras interessadas;
  • Desenvolver um sistema de comunicação com os sócios e com os interessados nas questões da educação, designadamente através de um site próprio;
  • Manter e consolidar as realizações tradicionais da AFIRSE, como o Colóquio Anual e as Conversas à Quinta;
  • Estudar a possibilidade de realização de outros eventos, designadamente sobre assuntos da atualidade educativa;
  • Colaborar com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nas suas realizações ou em realizações conjuntas futuras, assim como com outras instituições onde haja iniciativas científicas dos sócios;
  • Participar nos órgãos da AFIRSE internacional e nas suas realizações;
  • Participar, quando possível, nas realizações das secções nacionais da AFIRSE em outros países.

​​​​