Trabalhos aceites

Página para submissão de trabalhos no EasyChair, sistema através do qual é feita a gestão do processo de revisão. Clique para Submeter o texto da comunicação! Pode aceder ao sistema a qualquer momento, de forma a poder fazer alterações ou submeter a versão final do texto, no caso da comunicação ter sido aceite.

Lista de trabalhos aceites (resumos)

1 João Leitão O papel da formação profissional nas questões de género na indústria têxtil da covilhã
2 João Leitão Impacto(s) dos doutoramentos realizados pelos docentes do ensino superior português
3 Antonio Julio Menezes Neto A Educação profissional na visão de alunos de uma escola do Movimento Sem Terra (MST) no Brasil
4 Helder Henriques A formação profissional de Enfermeiros: a construção de uma identidade (1942 – 1988)
5 Marcelo Magalhães A formação profissional em perspetiva histórica: políticas de formação comercial no ensino secundário técnico do Estado Novo aos nossos dias
6 Marcelo Magalhães O espaço do ensino profissional no sistema educativo português: balanço de 30 anos de políticas do ensino técnico (1983-2013)
7 Jefferson Soares O Colégio de Pedro II e a institucionalização do magistério público secundário no Brasil
8 Kaline Silva, Kátia Ramos and Regiane Macuch Desenvolvimento profissional docente na universidade: refletindo sobre contributos da formação continuada didático-pedagógica
9 Carla Patrícia Quintanilha Corrêa Licenciandas do curso de pedagogia frente às tecnologias da comunicação e da informação: uma trajetória de superação
10 Helena Pratas and Nuno Amado Formação de professores para a resolução de conflitos na escola
11 Ivone Goulart Lopes Os atores educativos assumem o cuidado na escola de professoras anexa ao ginásio de nossa senhora auxiliadora de campos-rj 1937-1961
12 Carlos Augusto Fontanini and Tescarolo Ricardo As percepções dos professores de cursos de administração com relação à sua formação pedagógica e a atuação na docência no ensino superior
13 Pascal Paulus Na escola, com as pessoas da escola – diários de bordo
14 Magda Pinto Reflexão sobre Educação a partir da Perspectiva Complexa e Transdiscipilinar
15 Patricia Delgado Formação professional em espanha: prespectiva histórica
17 Louise Ménard Impact de la formation et de l’accompagnement pédagogiques des nouveaux enseignants du postsecondaire sur leur sentiment d’autoefficacité
18 Bento Cavadas and Elisabete Linhares O processo tutorial e as competências investigativas na formação inicial de estudantes da licenciatura em educação básica
19 Lurdes Martins and Isolina Oliveira Formar tutores online: (para) que competências?
20 Francois Rastoldo and Claude Kaiser Compétences dans l’enseignement supérieur et dans le monde du travail : perspectives différentes dans la perception de l’acquis et de l’attendu
21 Barbara Duc and Nadia Lamamra Parcours de jeunes après un arrêt prématuré de formation professionnelle : la transition de l’école au monde du travail en question
22 Margarida César A formação em educação inclusiva enquanto mediador de práticas profissionais: Contributos para uma discussão crítica
23 Pere Solà Gussinyer Formation professionnelle, education populaire et pensée libertaire au xxe siècle. Pere Solà Gussinyer, UAB
24 Regiane Macuch and Carlinda Leite A Pedagogia Universitária nos Cursos das Engenharias da Universidade do Porto a partir do Ponto de Vista dos Professores
26 Débora Quetti Marques De Souza Souza and Uziel Ferreira Aragão Aragão O proinfantil como uma política pública do governo brasileiro de valorização do magistério
28 Sara Badra de Oliveira A importância da formação no contexto de trabalho para a qualificação da organização escolar
29 Sonia Regina Giusti Pesquisa em educação e a emergência de diálogos entre a sociedade e os pesquisadores
30 Ana Mendes A avaliação na formação inicial e contínua dos educadores e educadoras de infância
33 Edyane Silva de Lima, Isaias Batista De Oliveira Júnior and Eliane Rose Maio Violência sexual infantil: necessidade emergente de formação docente
34 Ana Paula Curado O contributo do Conselho Científico para a Avaliação de Professores para o aprofundamento da construção da identidade profissional dos docentes em Portugal
35 Nelson Gimenes Graduação em Pedagogia no Brasil: novas identidades e antigos impasses
36 Isaias Batista De Oliveira Júnior, Eliane Rose Maio, Edyane Silva de Lima and Jonathan Amorim Peres Escola sem homofobia: a (im) possibilidade de um programa de formação
37 Nilson Dinis Diversidade sexual como tema na formação docente
38 Joana de Freitas Luís, Nilza Costa and Júlia Oliveira-Formosinho Construir caminhos para a intervenção educativa pela via da participação: as questões da intencionalidade educativa na Educação Pré-escolar
39 Rubiana Santa Bárbara As transformações históricas no conceito de competência e sua relação com o desenvolvimento cognitivo do homem – uma reflexão
40 Rui Bettencourt and Maria Ivone Gaspar Políticas educativas para a empregabilidade, uma nova geração de políticas?
     
43 Marie Alexandre and Louise Bolduc Le soutien du processus de travail enseignant : le mandat didactique des conseillers pédagogiques des centres de formation professionnelle.
45 Filomena Lucia Gossler Rodrigues Da Silva and Leda Scheibe Formação de professores para o ensino secundário no Brasil: tensões entre o realizado e o pretendido
46 Luís Carlos Furtado Trajetórias de formação do músico de concerto: um olhar aos casos dos flautistas profissionais no Brasil e em Portugal
47 Paddeu Josiane and Veneau Patrick A avaliação dos alunos no ensino secundário profissional em França Dos objectivos políticos às práticas de ensino
48 Soraya Maria Romano Pacífico Professor e autor na formação profissional e na docência/ Professeur et auteur dans la formation profissionnelle et l’enseignement
49 Céline Chauvigné Former aux métiers de l’enseignement et de l’éducation en France : analyse et impacts des politiques de formation initiale en vue d’une formation du sujet
50 Joana Paulin Romanowski and Pura Lúcia Oliver Martins Formação de professores e a relação com a pós-graduação
51 Antonio Alves and Terezinha Santos As interfaces do público e do privado e suas implicações para a gestão da educação básica no trabalho docente
52 Conceição Courela Começar de novo – na escola, na profissão e na vida: O mote de um projeto de formação inovador; Commencer de noveau – à l’ école, dans le métier et dans la vie. Le sujet d’ un projet de formation innovateur
53 António José Almeida, Natália Alves, Samantha Hacard-Verpoort, Patrícia Pires and Tiago Sousa Caracterização do sistema de formação português: o caso das entidades formadoras acreditadas
54 Catarina Tomás and Ana Gama As representações de (futuros/as e atuais) professores/as e educadores/as sobre género e cidadania /Les représentations de (l’avenir (/ et le courant) enseignants / éducateurs et l’/ sur le genre et la citoyenneté
56 Joana Marques and Patrícia Rosado Pinto Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior – Análise da experiência da Universidade Nova de Lisboa
57 Ana Goncalves Projetos com TIC e a Formação de Profesores
58 João Martinez A importância do conhecimento pedagógico nas politicas de formação profissional
59 Maria João Carvalho Quando a racionalidade instrumental invade a esfera profissional dos professores
60 Cristina Loureiro, Ana Gama, Encarnação Silva and Margarida Rodrigues Formação Contínua e Desenvolvimento Institucional — desafios e respostas/Formation continue et développement institutionnel: défis et réponses
61 Marie-Christine Presse Effets politiques des recherches portant sur la valorisation de l’expérience
62 Flávia Vieira, Maria Assunção Flores and Fernando Ilídio O papel dos formadores na investigação das práticas formativas/ Le rôle des formateurs dans la recherche des pratiques formatives
63 Raquel Fernandez-Iglesias « Comprendre l’intégration scolaire dès l’intérieur, à travers les significations élaborées par les enseignants ». « Compreender a integração escolar a partir « do interior », através dos significados elaborados pelos professores
64 Silvio Pena Acompanhamento discurssivo dos egressos do curso de design gráfico do instituto federal de pernambuo
65 Irene Santos Apontamentos sobre a dinâmica formativa numa associação de bairro, em articulação com a formação escolar
66 Helena Cristina Cruz, Cristina Albuquerque and Luís Alcoforado A formação profissional: da qualificação à “gestão do não trabalho”. Mutações nas trajetórias e identidade dos técnicos de serviço social no sistema de formação profissional português
67 Ilze Maria Coelho Machado and Joana Paulin Romanowski O trabalho docente nos registros pedagógicos de professores de educação infantil
68 Jose Lagarto, António Andrade and Herminia Marques Avaliação do impacto da formação: as novas competências no posto de trabalho
69 Luis Carro The process of validation of competences acquired by experience in Spain: The case of the Sociocultural and Community Services
70 Teresa Leite and João Hortas O contributo das didáticas específicas na iniciação à prática educativa La contribution des didactiques spécifiques pour l’initiation à la pratique éducative
71 Delir Rogowski Relato de experiência na Unidade Penal PEC – Penitenciária Estadual de Cascavel – PR – Brasil
72 Maria Prazeres Casanova Avaliação da Formação Contínua de Professores
73 Filinto Lima, Elisabete Ferreira and Rui Trindade Da análise de Projetos de Intervenção aos Saberes e Práticas de Directores de Escolas e Agrupamentos
74 Flávia Vieira, José Luís Coelho Da Silva, Teresa Vilaça, Cristina Parente, Fátima Vieira and Judite Almeida O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino Le rôle de la recherche dans la pratique pédagogique au niveau des Diplômes d’Etudes Approfondies (DEA) pour l’enseignement
75 Maria Assunção Flores, Diana Pereira and Patrícia Santos A formação inicial de professores vista pelos estudantes:Um estudo na Universidade do Minho
76 Maria Assunção Flores, Isabel C. Viana, Eva Fernandes and Patrícia Santos Perspetivas sobre a profissão docente e motivações para a formação:resultados de um estudo empírico
77 Simone Valdete Dos Santos Currículos da Educação Profissional para adultos trabalhadores
78 Jussara Cristina Barboza Tortella Avaliação e gestão participativa: características das publicações em periódicos nacionais de educação e psicologia educacional entre 2000 e 2011
79 Assis Francisco de Castilhos, Janaina Marques Silva and Simone Valdete Dos Santos Programa Certific: reconhecimento de saberes de trabalhadores de materiais recicláveis, desencontros e contradições frente à regulamentação da política nacional de resíduos sólidos.
80 Janaina Marques Silva, Simone Valdete Dos Santos and Assis Francisco de Castilhos Programa Certific: política pública de reconhecimento de saberes, tipologia e estudo de caso.
81 Ana Sulz Políticas de formação para indústria automóvel no espaço luso-brasileiro: um estudo comparativo
82 Céline Girardet and Jean-Louis Berger Motivation à devenir enseignant de la formation professionnelle, sentiment de responsabilité et pratiques de gestion de classe
84 Elza Mesquita, João Formosinho and Joaquim Machado Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo
86 Clara Anunciação A profissão docente e o eterno retorno à escola: a formação inicial
87 Andreia Marin Pensamento e escrita: mobilidade e experiência estética nos processos de formação
88 Ana Flávia Oliveira and Clarissa Araújo A construção da identidade docente no curso de pedagogia para a educação inclusiva – um estudo a partir dos saberes docentes mobilizados pelo professor-formador
89 Amélia Cruz and Helena Pratas Avaliação e Formação de Professores: Vantagens ou Desvantagens?
90 Flávia Vivaldi Experiência de educação moral na perspectiva piagetiana: o papel da formação centrada na escola
91 Jane Rangel O papel da universidade na formação dos profissionais da educação para qualidade e inovação educacional
92 Cely Nunes and Albêne Lis Monteiro A configuração epistemológica e metodológica das pesquisas na linha de formação de professores dos mestrandos em educação da universidade do estado do pará
93 J. Eduardo Sierra Nieto, Nieves Blanco García and Laura Moreno Egea Estudiantes de ciclos formativos y éxito escolar
95 Paula C. Neves and Ana Coelho Comportamentos de Cidadania Organizacional em Educadores de Infância.Comportements de citoyenneté organisationnelle chez les professeurs des écoles maternelles
96 Patricia Maneschy Extensão universitária: das políticas de educação às práticas na formaçao de professores
97 Sandra Fernandes Investigar comunidades de aprendizagem: que contributo para a compreensão do seu potencial emancipatório?
98 Ana Pires Sequeira and Jorge Pinto A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores: desafios e problemas
99 Glória Solé and Paulo Varela A formação didática de educadores/professores na área de Didática de Estudo do Meio: análise de uma experiência de formação centrada no ensino da História a crianças
101 Maria Adélia Costa Políticas de formaçao de professores para a educação profissional no brasil: percursos aligeirados e descontínuos
102 Maria Adélia Costa and Jussara Biagini Motivações, trajetória formativa e identidade profissional: visões de discente de uma instituição educação profissional
103 Joaquim Eurico Valentim Oliveira, Fernando Cabral Pinto and Rita Manuela Almeida Barros O impacto da formação profissional na saúde mental dos trabalhadores em contexto de incerteza.
104 Francesca Salva-Mut, Maria Agnes Melia and Joan Nadal-Cavaller Avaliação de projetos de orientação, formação e inserção social e profissional para jovens com baixa escolaridade
105 Eloiza Amalia Bergo Sestito and Regina Lúcia Mesti As Interações do Estudo da Arte no Processo de Ensino e Aprendizagem do Professor e do Aluno.
107 Christophe Roiné, Sophie Grossmann and Céline Chatigny Trajets, tours et détours d’une “orientation” ministérielle en éducation : cas de la formation professionnelle initiale au Québec
108 Camila Pompeu Da Silva O intercultural na formação dos professores no Brasil : o discurso dos professores
109 Ana Margarida Campello, Alexandra Almeida, Arlinda Moreno, Chinelli Filipina, Francisco Lobo Neto, Marcio Marques, Monica Veira and Roberta Coroa Trajetórias reveladas: acesso de trabalhadores técnicos em saúde à pós-graduação
111 Ana Rita Faria Avaliação das Aprendizagens no âmbito do Projeto Metas de Aprendizagem: Os contributos da Formação/ Évaluation des apprentissages dans le cadre du projet “Metas de Aprendizagem”: les contributions de la formation
112 Ana Rita Faria Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? / Professeurs titulaires d’un master ou d’un doctorat dans les écoles: quel impact dans les écoles et pour les écoles?
113 Filippina Chinelli “Fábricas” de hegemonia: a educação e as universidades corporativas no Brasil. O caso de uma empresa de telecomunicação
114 Maria De Lourdes Costa and Maria De Fátima Rodrigues Influência da formação continua na qualidade dos cuidados
115 Miguel Casillas Le capital technologique une nouvelle sorte de capital culturel. Une proposition pour sa mesure
117 Vitoria Alzira Milczwski Machado Ribeiro and Maria Inês De Andrade Silva O papel do professor mediante o fracasso escolar
118 Maria Da Apresentação Barreto, Joseane Medeiros de Araújo and Elena Mabel Brutten Baldi Docência no ensino superior: uma experiência formativa
119 Cely Nunes A política de avaliação do desempenho docente em Portugal: qualidade do trabalho docente, do ensino e da formação profissional
120 Telma Vinha and Luciene Regina Paulino Tognetta A comunicação entre escola e família por meio dos bilhetes ou notificações eletrônicas
121 Julio Lima Reforma do Estado, Politica de Saúde e Formação profissional dos trabalhadores técnicos de enfermagem no Brasil na contemporaneidade
122 Vera Lucia Brito A formação e a profissionalização de professores no Brasil
123 Konstantinos Ravanis L’articulation « connaissance transposée – didactique – planification de la pratique » dans la formation en Sciences Physiques des futurs enseignants de l’école maternelle en Grèce : représentations et besoins
124 Muza Clara Velasques Saber e trabalho na Saúde : As Mudanças nos Processo Educacionais para o Trabalhador Técnico da Saúde.
125 Marcio Mugnol, Marcos José Zablonsky and Maria Lourdes Gisi O modelo de formação de professores para a educação básica da universidade aberta do brasil – uab
126 Leonor Santos and Isabel Fonseca Formação contínua num grupo de professores de inglês: da teoria à prática
127 Cristina Mesquita-Pires A formação em contexto na reconstrução praxiológica
128 Cristina Mesquita-Pires O contributo da formação-investigação-ação na reconstrução da pedagogia da infância
129 Maria Da Conceição Silva, Maria Da Conceição Aguiar and Kátia Ramos Profissionalidade docente na educação superior: tecendo reflexões – professionnalité enseignante dans l’enseignement supérieur: quelques réflections
130 Áurea Rocha, Maria Da Conceição Aguiar, Kátia Ramos and Maria Da Conceição Silva Profissionalidade docente: objeto de recontextualização e de reconfiguração em cursos de formação de professores na universidade?
131 Fátima Antunes and Virgínio Sá Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário:
132 Ângela Beatriz Cavalli Formação profissional de servidores públicos: reconhecimento dos saberes da atividade de trabalho
133 Ana Pereira Que Necessidades de Formação sentem os Supervisores do Ensino Clínico de Medicina Geral e Familiar do 6.º Ano?
134 Adriana Regina Braga and Sonia Maria Pereira Vidigal A formação do professor, sobre meio ambiente, influencia ou não no conhecimento e valores dos seus alunos?
135 Marisa V. Ferreira, Silvana De O. Augusto, Maria Paula V. Zurawski, Ieda Abbud, Damaris Maranhão and Zilma De M. R. De Oliveira Princípios e estratégias formativas para a construção de um olhar especializado na gestão pedagógica da educação infantil
136 Dulce Martins and Carolina Carvalho A formação profissional e desenvolvimento da identidade vocacional
137 Jussara Biagini As Políticas Públicas para Formação Profissional a partir dos anos 1990: tensões, paradoxos, diversidade e complexidade.
138 Jussara Biagini and Adélia Costa Facetas teórico-conceituais, políticas e ideológicas da avaliação para melhoria da qualidade na/da formação profissional
139 Marcos José Zablonsky, Marcio Mugnol and Maria Lourdes Gisi Políticas de acesso e permanência na educação superior no brasil. – pne (2001 a 2010politiques de accès et permanenci dans niveau de l’enseignement supérieur au brésil.)
140 Marta Lícia Teles Brito De Jesus A formação dos professores no brasil: entre diplomas e certificados
141 Maria Auxiliadora Megid Permanências e distanciamentos da formação inicial nas primeiras práticas docentes relacionadas à matemática/Permanences et éloignements de la formation initiale dans les premières pratiques d’enseignement de mathématiques
142 José Brás and Maria Gonçalves Como os professores se pensaram profissionalmente nos finais da monarquia
143 Marie Louise Lefebvre Vers une formation professionnelle interculturelle?
144 Masse Max A profissionalização sustentàvel Um encontro entre as areàs da educação, da formação e treinamento, do trabalho e da pesquisa
146 Lucymara Carpim, Elaine Cristina Nascimento and Edna Prigol Formação continuada de professores de cursos técnicos a luz do paradigma da complexidade
147 Carmen Guillén and Natalia Barranco L’autoévaluation au coeur des acquis professionnels dans le dispositif de formation continue du Master de Profesor de LE
148 Íris Susana Pires Pereira A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização da linguagem escrita*
149 Vera Carvalho Educação de Adultos, Cidadania e Empregabilidade: discursos teóricos e políticos e práticas num curso EFA EB2+3 de Serviço de Mesa
151 Maria Martins, Marcos Onofre, João Costa and António Pedro Duarte A Autoeficácia na Trajetória do Estagiário
152 Paulo Pimenta and Fátima Pereira Uma profissionalidade reclamada no 1º CEB em contexto da modernidade tardia
153 Elaine Araujo Contribuições da teoria histórico-cultural à pesquisa em educação matemática: a Atividade Orientadora de Pesquisa
154 Paulo Pimenta and Fátima Pereira Un professionnalisme réclamé à l’école élémentaire en contexte de modernité tardive
155 Bibiana Alexandra De Jesus Silva, Sandra Raquel Gonçalves Fernandes and Joaquim Luís Alcoforado Histórias com vida: uma análise do percurso profissional de adultos em processos de RVCC
156 Joao Costa, Marcos Onofre, Maria Martins and António Duarte Estudo de caso sobre a relação entre o trabalho coletivo dos professores como Comunidade de Aprendizagem Profissional e a Ecologia da Aula
157 Elizabete Maciel La formation des enseignants: Compte tenu des dispositifs conceptuels / théoriciens praticien réflexif
158 Carlosj Spinola As políticas de formação profisskonal em cabo verde
159 Ana Martins Educação de adultos e a formação dos seus profissionais – contributos para reflexão.
160 Lidia Silva Vaz E Vaz and Elvira Cristina Martins Tassoni Práticas pedagógicas de alfabetização: as concepções de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental
161 Elsa Silva FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – mecanismos decisórios dos orientadores das escolas no processo avaliativo dos estagiários”
162 Laurent Veillard, Patricia Lambert, Cécile Perret and Vincent Massart Analyse des modalités de transmission et pratiques langagières dans trois contextes d’apprentissage en lycée professionnel (maintenance automobile)
163 Viviane Duek Os casos de ensino na formação de professores para a educação inclusiva
164 Monaliza Ehlke Ozorio Haddad Quais as reais contribuições da formação continuada considerando a pedagogia histórico-critica e as suas aproximações, para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem promovendo a emancipação humana
165 João Sousa Expectativas dos Alunos de um Curso de Formação Profissional – Expectatives des Elèves d’une Filière de Formation Professionnelle
     
168 Ana Simões A formação inicial em Animação Sociocultural numa Escola Superior de Educação: as perspetivas dos alunos finalistas
169 Lucymara Carpim, Genaldo Luis Sievert and Jacques de Lima Ferreira Prática pedagógica de professores de educação profissional: atuação em universidade corporativa
170 Eloisa Santos O princípio educativo da atividade de trabalho no ensino médio de nível técnico: contribuições da ergologia
     
172 Houssine Dridi Enjeux de la pertinence de la formation professionnelle universitaire : approches, cohérence et paradoxes dans la construction des programmes.
173 Paulo Nobre O relatório de estágio em Educação Física – um registo de preparação para a vida profissional.
174 Zuleide Silveira Formação profissional e política de ciência, tecnologia e inovação /formation professionnelle et politique de la science, la technologie et l’innovation
175 Paulo Varela and Glória Solé Uma perspetiva de formação inicial de educadores e professores em Didática de Estudo do Meio: análise de uma experiência formativa em ensino experimental das Ciências
176 Maryluce Cerqueira de Souza Viana Novas tecnologias na ept: desafios e possibilidades no curso técnico em administração
177 Fernando Martins, Ana Caseiro and C. Miguel Ribeiro Contributos do estudo de “erros” para a melhoria da formação de professores
     
179 Ana Caseiro, João Pedro Da Ponte and Cecília Monteiro Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional
180 Sayonara Lordelo and Alessander Ferro SABERES e AUTONOMIA NO TRABALHO: perspectivas para construção da identidade profissional do tecnólogo
181 Isis Coutinho, Daiana Crus Chagas, Roberta Corôa, Márcia Raposo Lopes and Janete Evangelista Que qualificação é essa? A formação e trajetória profissional de profissionais técnicos em hemoterapia
     
184 Iran De Maria Nunes Formação Docente e Licenciaturas Interdisciplinares: o caminho percorrido pela Universidade Federal do Maranhão
186 Cristina Martins and Manuel Vara Pires Programa de formação contínua em Matemática: Visão “à distância” de formadores e formandos/Programme de formation continue en Mathématique: Vision “à distance” de maitre-enseignant et maitre-enseigné
187 Janaina Marques Silva and Dalila Cisco Collatto Perspectivas da economia solidária na educação profissionalizante de adultos: estudo de caso de empresa júnior em curso de administração.
188 Adorinda Gonçalves, Angelina Sanches and Cristina Martins Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: O que pensam os alunos?/ Initiation à la pratique professionnelle dans la formation à l’Enseignement actuelle: qu’en pensent les élèves ?
189 Marisa Rocha Cupido Dupprê and Fátima Aparecida Dias Gomes Marin Análise comparativa das apropriações dos espaços escolares pelos educadores
190 MÉrcia Machado, Cristina Ayroza and Sandra Urbanetz A formação do docente da educação profissional: uma proposição em estudo/debate
191 Jose Gomez Integração das tic nos processos didáticos e científicos: emprego das novas ferramentas comunicativas e interoperativas da web 2.0
193 Cintia Tavares Carmo, Gerson Tavares Carmo and Yolanda Lima Lobo Cursos de proeja em dois institutos federais de educação tecnólogica: a permanência escolar em questão
194 Bianor Valente, Cláudia Faria and Cecília Galvão Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico?
195 Ana Lourenço Formação de Professores e Mediação Escolar: – A investigação – formação – acção como dispositivo formativo no desenvolvimento da mediação sócio – educativa.
196 Luís Tinoca and Isolina Oliveira Estratégias de avaliação formativa num curso de formação de professores online – Stratégies d’évaluation formative dans un cours de formation en ligne pour les enseignants
197 Paula C. Neves and Rui Paixão Otimismo académico em escolas portuguesas; l’optimisme académique dans les écoles portugaises
198 Josélia Fonseca Reconstruindo a ética da responsabilidade educativa nos processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de investigação-ação colaborativa
199 France Dufour, Slim Barhoumi and Hélène Meunier Le sentiment d’efficacité personnelle de stagiaires en enseignement en adaptation scolaire et sociale
200 Maryse Gareau, France Dubé and Frédéric Legault Pratique réflexive et développement professionnel en adaptation scolaire et sociale, au secondaire
201 Maria Angelina Sanches Repensar a Formação de Educadores para uma ação educativa integradora
202 Alberto Gomes, Andreia Pinto, Célia Guimarães and Silvia Rodrigues Formação inicial de professores: desafios dos modelos brasileiro e português
203 Ermelinda Cardoso and Maria Assunção Flores Formação Inicial de Professores em Angola: Problemas e Desafios
204 Eduardo Nuno Fonseca Os educadores da Cidadania em contexto escolar – um contributo ao nível da formação inicial e contínua
205 Amália Maiato and Maria Assunção Flores Necessidades de formação contínua de professores: um estudo no município de Benguela
206 Monica Pinz Alves Refletindo sobre o aprender e o não aprender na Instituição Escolar
207 Josélia Fonseca Contributos da Investigação-ação no desenvolvimento profissional: um percurso de inovação
208 Ana Forte and Maria Assunção Flores Experiências e Oportunidades de Formação e Desenvolvimento Profissional: resultados de dois estudos empíricos
209 MÉrcia Machado, Jacques Lima and Elizete Matos Contribuições do tutor na organização do trabalho pedagógico na educação a distância
210 Marta Almeida and Ângela Rodrigues O Processo de Desenvolvimento Profissional dos Docentes do Ensino Superior que actuam na Formação de Professores
211 Sónia Mendes Barbosa, Elisabete Ferreira and Amélia Lopes Self, Selves e Identidade Situada na Escola Pública: autoria e qualidade singulares das organizações educativas encerradas nas (re)configurações identitárias da agência humana.
212 Maria Guadalupe Mestrinho Tornar-se professor: do profissionalismo adaptativo ao novo profissionalismo dos professores de enfermagem
213 Cândida Mota-Teixeira and Elisabete Ferreira (Trans)Formações dos Professores/Educadores: Da Formação Inicial à Identidade profissional
214 Rosemary Dore and Joao Bosco Laudares “A constituição e organização da rede ibero-americana sobre educação profissional e evasão escolar-rimepes”
215 Suzana Nunes, Helena Araújo and Maria Cruz O trabalho docente no ensino superior na contemporaneidade sob a perspectiva de gênero: trajetória (s) de formação e autoformação continuada
216 Carlos Gonçalves O papel do centro de formação face aos novos desafios da docência
217 Alexandre Godoy Dotta and Emerson Gabardo Formação profissional do docente da educação superior no brasil: a titulação, o regime de trabalho e a oferta de programas de pós-graduação
218 João Tomás Pina Da Silva Formação profissional e contrato de estágio
219 Miguel Oliveira and Ana Godinho Articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Projeto nas Escolas de Óbidos
220 Dulce Mourato Colaboração e afetos discutidos em espaços virtuais de aprendizagem
221 Djanira Do EspÍrito Santo Lopes Cunha and Maria Da GlÓria Carvalho Moura Currículo oficial: apoio ao trabalho educativo na educação de jovens e adultos
222 Thiago Nicolau de Araújo and Kate Fabiani Rigo Formação continuada de professores: o cemitério como proposta prática-pedagógica
223 Loriane Trombini Frick, Maria Suzana De Stefano Menin and Luciene Regina Paulino Tognetta A influência do ambiente sociomoral escolar sobre as formas de resolução de conflitos e sobre o bullying
224 Thiago Nicolau de Araújo Identidades e imaginários do professor: valorização profissional no “facebook”
225 Kate Fabiani Rigo Trabalhando com a morte em projetos escolares: possibilidades de ação para professores que lidam com a geração milenium!
226 Marcos Jose Zablonsky, Larissa Caxambú and Taís Hiromi Democratização do Acesso e Permanência do Bolsista prouni nas Instituições de Educação Superior. Démocratisation de l’accès des boursier prouni des établissements d’enseignement supérieur.
227 Janaina Marques Silva and Simone Valdete Dos Santos Educação profissional de adultos integrada ao nível médio: inclusão e integração discente através da gestão do cuidado.
228 Lafont Pascal and Pariat Marcel Reconhecimento e validação de adquiridos da experiência (RVAE) militante, entre formação e transformação social
229 Cleide Rezende and Mary Gracy Lima Lima Pratique en pedagogie comme formation de l’aprendissage d’enseignants
230 Maryluce C. De S. Viana and Jeane Terezinha Gabriel FEIRA DE NEGÓCIOS INFORMAIS NA ESCOLA – fenie: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
231 Márcio Oliveira, Crishna Mirella and Eliane Rose Maio NUDISEX: um espaço para discussões sobre sexualidade, diversidade sexual e gênero
232 Ana Almeida and Etelberto Costa GREAT para a mudança: O projeto “Game-based Research in Education and Action Training” (GREAT pour le changement: Le Projet “Game-based Research in Education and Action Training”)
233 Carlos Eduardo C. Batistella Tensões na constituição de identidades profissionais a partir do currículo
234 Josania Lima Portela CarvalhÊdo and Teresa Christina Torres Silva HonÓrio POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR a experiência do Curso de Especialização em Gestão Escolar no Piauí
235 Batistella Renata and Carlos Eduardo C. Batistella A construção do trabalhador técnico da saúde nas primeiras décadas do século XX: A experiência da Fiocruz.
236 Maria Moura L’éducation integrale, intégrée: défis pour la formation professionnelle dans l’éducation basique
237 Ana Carmen De Souza Santana De Souza Santana A cultura digital de professores em formação inicial numa perspectiva de cultura digital: reflexões sobre o programa de consolidação das licenciaturas no campus de arraias da universidade federal do tocantins
238 Antônio Tomasi and Jane Eyre Ferreira Formação ao longo da vida – flv. O que os trabalhadores querem aprender?
239 Fabiana Andrea Barbosa and Maria Lourdes Gisi A prática de pesquisa no estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo
240 Óscar Leal Dos Santos and Idalina Jorge Uma ação de formação de docentes em regime de blended-learning – Aprender a utilizar novos recursos, adquirir novos conhecimentos e competências, mudar as práticas, aumentar a visibilidade do trabalho docente junto da comunidade educativa
241 Maria Alfredo Moreira and Manuel António Silva Perceções do estágio profissional nos Mestrados em Ensino
243 Alda Bernardes A Formação dos trabalhadores Para além da formação orientada para a tarefa
244 Ana Coelho and Vera Vale Early childhood practitioners’ perspectives about early learning
245 Feliciano Veiga, Maria Do Céu Taveira, Isabel Janeiro, Madalena Melo, Suzana Caldeira, Sara Bahia, João Nogueira, Diana Galvão, Ana Almeida, Carolina Carvalho, Joseph Conboy, Isabel Festas and Tiago Pereira Aspirações escolares em adolescentes com diferentes níveis de envolvimento na escola: um estudo em rapazes e em raparigas
246 Joana Campos A formação inicial e contínua dos professores: notas de pesquisa desenvolvida em dois agrupamentos de escolas
247 Feliciano Veiga, Maria Do Céu Taveira, Isabel Janeiro, Madalena Melo, Suzana Caldeira, Sara Bahia, João Nogueira, Diana Galvão, Ana Almeida, Carolina Carvalho, Joseph Conboy, Isabel Festas and Tiago Pereira Profissões desejadas e envolvimento na escola: um estudo em alunos com e sem retenções
248 Sidalina Almeida O Sistema de Aprendizagem e Trajectórias de Transição de Jovens entre a Escola e o Mundo do Trabalho: relação com o saber, formas e temporalidades identitárias
249 Nadia Sacoor Facilitar percurso de reflexão à volta da diversidade, em contextos de educação e formação
250 Maria Teresa Estrela, Manuela Esteves and Angela Rodrigues Que há de novo na investigação sobre a formação profissional dos docentes?
251 Marcílio Freitas Ensino de ciências e sustentabilidade; novas abordagens e processos de organização
252 Luis Fernando Lopes and Rodrigo Santiago Godefroid Educação a distância, formação de professores e trabalho docente: algumas considerações
253 Margarete Maria Chiapinotto Noro Gestão de Processos Pedagógicos no PROEJA : razão de acesso e permanência
254 Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo and Valéria Pall Oriani Igualdade de género no mundo do trabalho: possibilidades através do trabalho digno
255 Sandra Aparecida Machado Polon and Danielly Berneck Côas Parcours de la formation des enseignants au brésil
256 Sofia Ferreira, Glória Ramalho, Mafalda Magalhães, Susana Cruz and Ines Elias Formação profissional de Educadores de Infância sobre práticas de numeracia no pré-escolar – da prática coadjuvada à prática autónoma
257 Almeida Patricia, Claudia Davis, Nunes Marina, Ana Paula Ferreira Silva and Juliana Cedro Modalidades e práticas de formação continuada de professores em estados e municípios brasileiros
258 Regiane Kusman Formação continuada em educação ambiental: por uma boa prática pedagógica em sala de aula
259 Eliane Cruz Articulação Investigação Educacional-Práticas dos Professores – Conquistas e desafios dos Eventos Científicos
260 Maria Do Céu Ribeiro and Telma Queirós O impacto da supervisão pedagógica na construção da formação profissional de professores / l’impact de la supervision pédagogique dans la construction de la formation professionnelle des enseignants
261 Magda Mesquita Os benefícios da investigação-ação na eficácia do diretor de escola
262 Jacques de Lima Ferreira, Lucymara Carpim and Marilda Aparecida Behrens A prática pedagógica do docente no atendimento educacional ao escolar em tratamento de saúde: metodologia inovadora
263 Suyanne Souza, Marilda Behrens and Patrícia Lupion Paradigma na docência universitária – os desafios das tecnologias digitais e a formação do professor
264 Sandra Aparecida Machado Polon and Nelsi Antonia Pabis La démocratisation de l’école publique dans les constitutions bresiliennes et ses effets sur la formation professionnelle
265 Marilene Freitas Política de pesquisa e formação profissional das carreiras científicas: desafios da pós-graduação brasileira
266 Deise Choti A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES COM A UTILIZAÇÃO DAS tics POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROPOSTA DE UM CURRÍCULO QUE PRIVILEGIE UM PARADIGMA INOVADOR
267 Deise Choti, Marilda Behrens and Elizete Matos Cine debate/analíse fílmica: um recurso inovador dentro do curriculo para professores em formação continuada na modalidade online
271 António Bento and Maria Ribeiro Perceção dos alunos das ciências da educação quanto às suas competências académicas e profissionais e abordagens à escrita académica
272 MÉrcia Machado, Jacques Lima and Elizete Matos A formação do docente que atua na modalidade a distância: para além de uma formação continuada
273 Marcelo Melek A formação educacional e profissional inovadora: a práxis do colégio sesi/pr
274 Cesar Afonso Cognição situada como recurso e ação metodologica de gestão do conhecimento na implantação de e-learning
275 Cassiana Melek O contrato de trabalho de aprendiz e a formação profissional prática
276 Deise Choti and Karina Rodrigues As relações entre mediação pedagógica e avaliação na modalidade ead
277 Fabiana Andrea Barbosa and Maria Lourdes Gisi Prática de pesquisa no estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo
278 António Pedro Duarte, Maria Martins, Joao Costa and Marcos Onofre Qualificação do Desenvolvimento Profissional Contínuo – Uma experiência com professores de Educação Física
279 Gilza Maria Zauhy Garms and Fatima Aparecida Dias Gomes Marin Ressignificar saberes e fazeres: narrativas das práticas educativas de professores e gestores da educação infantil
280 Fatima Ap. Dias Gomes Marin and Gilza Garms Profissionalização docente: saberes dos estudantes de Pedagogia sobre a organização do espaço adequado à criança pequena
281 Mariela Sonia Jimenez Vasquez and Manuel Camacho Higareda La formation des chercheurs dans le domaine de l’éducation au Mexique: Le cas de l’Universidad Autonoma de Tlaxcala
282 Rita Salgado Formação dos profissionais de saúde, Políticas e Bioética no Brasil
283 Maria Luísa Alonso, José Carlos Morgado and Carlos Silva Perfil profissional e currículo da formação inicial de professores: que (des)articulações e alternativas?
284 José Carlos Morgado and Ana Amélia Maciel Currículo e práticas docentes num contexto haliêutico
285 Eulália Vieira and José Carlos Morgado Formação Inicial de Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA): legalidade e realidade
286 Margareth Fadanelli Simionato and Jorge Ribeiro Educação e formação profissional: implicações na formulação de políticas curriculares para a educação profissional no caso brasileiro
287 Paula Guimarães A política de educação de adultos (1999-2012) assenta num dilema? A for-mação profissional na construção do adulto empregável
289 Paula Guimarães and Villegas Ramos Emilio Lucio A formação profissional nas mais recentes políticas de educação de adultos: uma análise comparativa entre Espanha e Portugal
290 A. Vitor Guimarães and Antônia V. S. Aranha Educação, lazer e trabalho: impressões iniciais sobre interações na educação profissional e tecnológica no Brasil
291 Daisy Moreira Cunha, Laís Di Bella and Angela Petrus Conexões de Saberes sobre Trabalho – Saúde e Segurança na mineração // Connexions de Savoirs sur Travail – Santé et Sécurité dans les mines
292 Suyanne Souza Inovação e Resistência – Formação Continuada de Professores Universitários
293 Marcos Onofre, Nuno Ferro, Maria Martins, Joao Costa and António Pedro Duarte Formação Profissional na Formação Inicial: O Modelo de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física da Faculdade de Motricidade Humana
294 Luísa Orvalho Profissionalização em serviço para professores das escolas profissionais – La professionnalisation en cours d’emploi des enseignants des écoles professionnelles
295 Emanoela Maciel FORMAÇÃO INICIAL E PROFISSIONAL DOCENTE: o Estágio Supervisionado como lócus de desafios e aprendizagens de futuros professores
296 Sandra Pratas Rodrigues Formação profissional contínua em contexto de trabalho: uma investigação sobre as dinâmicas de formação numa grande empresa
297 Maria Isabel Condessa and Ana Maria Melo Olhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico – Estudo de caso numa escola de estágio –
298 Carmen Cavaco Políticas de formação profissional e as empresas – contradições e desafios
299 Margareth Fadanelli Simionato and Seila Tamires Dorneles Formação profissional e juventude: dissonâncias entre desejo e necessidade
300 Maria Da Glória Soares Barbosa Lima and Teresinha De Jesus Araújo Magalhães Nogueira Práticas Avaliativas das Atividades de Estágio Supervisionado na Formação de Pedagogos
301 Luisa Cerdeira, Tomás Patrocínio and Belmiro Cabrito Ensino superior em Portugal: oferta, extinção e empregabilidade em Portugal
302 Margareth Fadanelli Simionato and Joseane Stahl Silveira A construção de saberes no trabalho e a formação profissional: trabalhadores metalúrgicos em foco
303 Natália Alves, Marcelo Marques, Rui Canário, Carmen Cavaco and Paula Guimarães O que nos dizem os alunos dos CEF
304 Sonia Rummert Políticas de escolarização e formação profissional da classe trabalhadora no Brasil atual. Exemplos de dualidade educacional de novo tipo
305 Fátima Tavares Da crise social e política à crise na educação – Hannah Arendt
306 Teresinha De Jesus Araújo Magalhães Nogueira and Maria Do Amparo Borges Ferro Políticas de Expansão do Ensino Superior e Qualidade Social: relatos (auto)biográficos
307 Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite and Marilde Queiroz Guedes Formação profissional e inclusão social: o que pensam professores e estudantes de uma escola de ensino médio
308 Mirtes Gonçalves Honório and Teresa Christina Torres Silva Honório Concepção de criança e de educação infantil como norteadoras da construção de um novo perfil de gestor escolar
309 Carmen Cavaco, Natália Alves, Rui Canário, Paula Guimarães and Marcelo Marques Mecanismos de regulação no processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e a formação de educadores de adultos
310 Veronica Borges Oliveira Políticas de Formação profissional continuada: Problematizações acerca de políticas curriculares entrecruzadas à formação docente
311 Madeleine D. Tchimou Contribution des Universités Québécoises au développement professionnel des gestionnaires d’établissement scolaire : le cas de l’Université du Québec en Outaouais (Uqo)
312 Didier Moreau Former pour l’éducation tout au long de la vie : enjeux philosophiques, éthiques et politiques
313 Lise Bessette and Pierre Toussaint Professionnalisation des directions d’établissement d’enseignement au Québec
314 Monica Pinz Alves Refletindo sobre o aprender e o não aprender na Instituição Escolar
315 Manon Boily, Serge J Larivée and Marcel Trudel L’évolution de l’identité professionnelle d’étudiantes de niveaux collégial et universitaire induit par un stage en milieux de garde québécois ou international
316 Maria Das Graças Auxiliadora Fidelis Barboza Prática pedagógica em enfermagem: nos modos de ensinar o saber cuidar
317 Marlene Schüssler D’aroz and Rosa Helena Bueno Educar em tempos atuais: (re) significar o trabalho docente pelas habilidades pró-sociais
318 Maria José Gonçalves Estágios profissionais – desafios e perspectivas
319 Renata Bernardo Trajetórias e práticas profissionais de jovens universitários
     
321 Maria Do Céu De Melo ‘As vozes brancas’ — As transcrições das aulas como instrumento metacognitivo
322 Patricia Ducoing and Ana María Ornelas Les defis de la formation professionnelle à l’heure actuelle
323 Patricia Ducoing and María Eugenia Reyes La recherche dans la formation professionnelle des enseignants
324 Belén Cruz Maya Le portefeuille comme stratégie d’enseignement dans la formation des praticiens réflexifs. Le cas du baccalauréat en éducation
325 Rosa Aurora Padilla Magaña Modèle du programme d’éducation nouvel enseignant pour la formation des enseignants du primaire dans le chemin de la psycho nouveau programme d’études pour le baccalauréat de l’enseignement primaire 2012
326 Maria Arlete Rosa, Irene Carniatto and Clemência Maria Ferreira Ribas Educação ambiental e os desafios da formação
327 Norberto Dallabrida Formação de professores do Ensino Secundário no Brasil: o legado do INEP anisiano
328 Gladys Mary Ghizoni Teive and Norberto Dallabrida Formação profissional no Curso de Pedagogia da UDESC: reflexões sobre a atual matriz curricular
329 Edilene Rocha Guimarães, José Augusto Pacheco and Filipa Seabra Políticas de formação profissional em portugal e no brasil
     
331 Marlene Schüssler D’aroz, Rosa Helena Bueno and Araci Luz-Asinelli Educar em tempos atuais: (re) significar o trabalho docente pelas habilidades pró-sociais
332 Clarice Schneider Linhares, Laurete Maria Ruaro and Aparecida Volupca A formação inicial do professor para atuar na educação básica: perspectivas atuais
333 Naura Syria Carapeto Ferreira, Márcia Regina Mocelin, Sarita Aparecida De Oliveira Fortunato and Valéria Marcondes Brasil Cultura profissional do docente no brasil
     
335 Sarita Aparecida De Oliveira Fortunato and Marcia Regina Mocelin Políticas de gestão da educacão no ensino fundamental e a formacão do pedagogo escolar: compromissos, perspectivas e desafios
336 José Carlos Walker Bohnenberger Estudo das produções sobre a formação de professores na educação profissional: o ensino médio integrado em foco
337 Márcia Maria Dias Carvalho A observação colaborativa no contexto de uma sala de aula regular com alunos surdos: intervenções e aprendizagens
338 Isabel Pizarro Madureira Ser professor de educação especial – o contributo da experiência e da formação na reconfiguração de identidades profissionais
340 Maria Iolanda Fontana, Maria Antônia De Souza and Regina Bonat Pianoski Investigação-ação: atitude investigativa na formação continuada de professores da educação do campo
341 Leticia Moreno Osornio Formation professionnele pour l ´enseignement la formations de professeurs des écoles normales
342 Concepción Barrón and Claudia Beatriz Pontón La formation professionnelle. Modeles et propositions dans les institutions d’enseignement superieur
343 José Peixoto Filho Formação de trabalhadores: o diálogo possível entre os saberes tradicionais da vida e das experiências e os saberes das ciências
344 Jean-Michel Baudouin Formation professionnelle et recherche sur les pratiques : pour une esquisse de l’« éthique réelle » du métier actuel de formateur d’adulte
345 Liceu Luís De Carvalho Atividades estrutradas de equações polinomiais numa abordagem histórica
346 Lúcia De Fátima Da Cunha, Maria Da Paz Siqueira De Oliveira and Maria Salonilde Ferreira Desenvolvendo a atenção dos alunos do ensino fundamental i
347 Francisco Ricardo Lins Vieira De Melo, Lúcia De Araújo Ramos Martins and José Pires Formação continuada para atuação com alunos com paralisia cerebral: uma experiência no contexto brasileiro
348 Dalcy Da Silva Cruz Formação de professores
349 Márcia Maria Dias Carvalho A observação colaborativa no contexto de uma sala de aula regular com alunos surdos: intervenções e aprendizagens
350 Liomar Costa De Queiroz, Maria Salonilde Ferreira and Marlúcia Barros Lopes Cabral Pesquisar e formar na perspectiva colaborativa crítico-reflexiva
351 Maria Da Paz Siqueira De Oliveira, Lucia De Fátima Da Cunha and Maria Salonilde Ferreira Sessão reflexiva: uma alternativa metodológica para a formação continuada dos professores
352 Lúcia De Araújo Ramos Martins Uma visão sobre a formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva
353 Luc Jamet A reforma da formação dos professores: Uma orientação europeia afirmada
354 Graciela Pérez Rivera Principais problemas na formação de profissionais de investigação no campo da educação
355 Louis Basco and Fabienne Cote Quel accompagnement pour les étudiants en formation professionnelle ?
357 Veronica Lima Da Fonseca Almeida, Patricélia Nunes De Oliveira, Alcina Martins De Souza, Mariam Drame and Eliane Guedes De Oliveira Educação Profissional dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e Técnico em Secretário Escolar no IFB /Campus São Sebastião – Brasil
358 Luís Costa and Luís Alcoforado A participação das ong, de génese local, na promoção e realização de cursos de educação e formação de adultos
359 Tiburcio Moreno Olivos L’évaluation de la formation permanente des enseignants universitaires mexicains
360 Fausto Dos Santos Amaral Filho, Elen Goulart and Vanderleia Stece De Oliveira A fetichização da ead e a formação profissional
361 Ramiro Marinho Costa and Elisandra De Souza Peres Dimensões da reforma educacional brasileira para atender aos interesses do capitalismo neoliberal
362 Pedro Moreira Da Silva Neto, Rosmary Terezinha Perin Donde, Rosana Aparecida Da Cruz and Elizabeth Muhongo SebastiÃo De Sousa A formação do professor da educação em tempo integral
363 Cesar Afonso, Rita De Cassia Falleiro Salgado and Beatriz Micaloski Kowalski A relação entre a formação profissional de educadores e a tecnologia informacional na perspectiva da escola do futuro
364 Simone Vosne Portela, Rita De Cássia Falleiro Salgado and Elizabeth Muhongo Sebastião De Sousa Políticas públicas e formação de profissionais da educação
365 Cesar Afonso and Tarcísio Vanzin Utilização da hipermídia educacional e análise multivariada na avaliação de projetos de empreendedorismo social
366 Manuel Ferreira Rodrigues Percursos dos alunos da escola de aprendizes da metalurgia casal
367 Maria Leonor Borges Os professores, atores na construção da sua profissionalidade: o papel dos saberes experienciais
368 Dileno Dustan Lucas De Souza Agricultores familiares, agroecologia, educação do campo e relações sociais de gênero.
369 Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Ana Margarida Veiga Simão and Gilceane Caetano Porto Porto Programa institucional de bolsas de iniciação à docência/PIBID na formação profissional das acadêmicas de pedagogia
370 Maria De Fátima Gomes Da Silva Formação de inicial de professores na perspectiva da pesquisa-ação
371 Preciosa Fernandes and Marta Sampaio A formação contínua de professores da Universidade do Porto em período pós-Bolonha: que lugar para a pedagogia?
372 Cora Corinta Macedo De Oliveira Uma pesquisadora atuando como apoio na gestão escolar na possibilidade de refletir sobre a “formação humana” de professores
     
375 Cláudia Bianchi