Problemática

AS PEDAGOGIAS NAS SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA – DESAFIOS ÀS ESCOLAS E AOS EDUCADORES

Que sentidos atribuímos hoje à pedagogia? Arte de ensinar? Ciência e arte de ensinar? Ciência de ensinar? Qualquer que seja a resposta, o termo pedagogia remete-nos para uma antiga discussão, muito premente no presente, permeada por dimensões epistemológicas e filosóficas, sobre as finalidades, os métodos, a organização e os conteúdos das práticas educativas.

Com efeito, o debate sobre a pedagogia ao longo da história é marcado por controvérsias e pelo alargamento do sentido, originalmente ligado à etimologia do termo, que foi ganhando novas conotações. O pensamento pedagógico edificado por filósofos e educadores, desde tempos remotos da história da Humanidade, tem vindo a alicerçar-se em discussões, reflexões e problematizações sobre as teorias e as práticas educativas, mas também sobre o estatuto dos aprendentes e dos educadores, o papel da experiência de vida na aprendizagem, a relação com o saber e o sentido que os atores envolvidos conferem ao saber.

A pedagogia ao centrar-se em teorias e colocar ênfase nas práticas educativas e nos processos de ensino-aprendizagem é inseparável do social, por isso novos olhares se foram impondo, por força das transformações na sociedade, nas organizações educativas e nos recursos de ensino e de aprendizagem.

A sociedade contemporânea, caracterizada pela diversidade e complexidade das suas dinâmicas, coloca um amplo conjunto de desafios pedagógicos às escolas de todos os níveis de ensino, assim como às restantes organizações, aos educadores e aos formadores. Por isso, pretendemos suscitar uma reflexão, com base na investigação existente, sobre o lugar, os desafios e as limitações da pedagogia nos nossos dias.

O XXIII colóquio da AFIRSE Portugal debruça-se, assim, sobre a temática da pedagogia por se considerar a sua centralidade e importância para os profissionais e estudiosos da educação. A teoria e a prática pedagógica estabelecem entre si uma relação dialéctica que procuramos revisitar, com a análise crítica e fundamentada da investigação produzida no campo científico das Ciências da Educação, com recurso a seis eixos temáticos:

Eixo 1. Teoria e pensamento pedagógico contemporâneo

Eixo 2. Práticas pedagógicas nos diferentes níveis de ensino e o (in)sucesso educativo

Eixo 3. Organização pedagógica da escola

Eixo 4. Multiculturalidade e práticas pedagógicas

Eixo 5. Tecnologias educativas e práticas pedagógicas

Eixo 6. Formação pedagógica de educadores e formadores