Problemática

O XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, sob o tema “A escola: dinâmicas e atores”, dedica-se a interrogar a escola enquanto organização educativa num quadro de incertezas sobre o devir da sociedade. O quadro atual acrescenta mais dúvidas aos muito antigos debates sobre os fins e os métodos da escola, sobre os modos como se deve estruturar o sistema escolar e sobre os papéis dos seus diferentes intervenientes.

Em 1994, a AFIRSE portuguesa organizou o seu V Colóquio anual, cujo tema foi “A escola, um objeto de estudo”. A pertinência do tema foi, então, justificada “pela emergência do estabelecimento de ensino como objeto de estudo científico e como ponto central da gestão do sistema”. No texto de apresentação do colóquio, João Barroso escreveu que se estava a descobrir a escola “como espaço privilegiado da coordenação e regulação do sistema de ensino e como lugar estratégico para a sua mudança”.

Neste Colóquio de 2017 revisitamos a escola e olhamos para a evolução verificada nos últimos vinte anos e para o que se lhe apresenta como futuro. Interrogamos a posição da escola na sociedade contemporânea e na produção de políticas educativas, bem como o reclamado reforço da autonomia da escola; olhamos para as profissões da educação e perspetivamos os seus desenvolvimentos; observamos como o tempo transformou as relações entre os atores educativos; analisamos projetos e práticas de concretização do direito à educação; debatemos a “arquitetura” do sistema escolar e educativo.

Pensamos, assim, contribuir para clarificar o sentido das mudanças verificadas e para perspetivar o futuro, designadamente no que respeita ao papel da escola como espaço de coordenação e regulação do sistema e lugar estratégico para as mudanças educativas.

EIXOS ESTRUTURANTES PARA A REFLEXÃO E DEBATE

  • Eixo 1. Gestão, liderança e autonomias nas organizações escolares
  • Eixo 2. Práticas de colaboração interna nas escolas e relação com a comunidade
  • Eixo 3. Os profissionais da educação: formação, identidades e desafios
  • Eixo 4. A escola e as relações de poder no sistema educativo
  • Eixo 5. Inclusão e participação dos alunos na escola
  • Eixo 6. Currículo, tecnologias digitais e inovação