Mesas Redondas

Isabel Menezes
Educação e Sustentatibilidade

Isabel Menezes é bacharel em Teatro (ESAP), licenciada e doutorada em Psicologia, e agregada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, onde é Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Educação e investigadora do CIIE - Centro de Investigação e de Intervenção Educativas. É responsável pela docência em Metodologias de Investigação, Metodologias de Intervenção Educativa, Social e Comunitária, Educação para a Cidadania e Psicologia Política. Tem dirigido investigação sobre a educação e a participação cívica e política de crianças, jovens e adultos e como estas experiências podem ter um papel no empoderamento de grupos em risco de exclusão em função do género, da orientação sexual, do estatuto de imigrante, da incapacidade ou da doença crónica. Coordenou nesta área a participação nacional em vários projetos inter/nacionais (IEA Civic Education Study, FP7 PIDOP, FCT EduCiPart e H2020 Catch-EyoU). Nos últimos anos, tem aprofundado questões sobre a educação doutoral, a responsabilidade social das universidades e a articulação entre educação política e educação ambiental. Preside à direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Pedro Reis
Educação e Sustentatibilidade

Pedro Reis é Biólogo e doutor em Didática das Ciências. Atualmente, é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Investiga nas áreas de: Cidadania ambiental; Ação sociopolítica e educação em ciências; Desenvolvimento profissional de professores; Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.
Tem estado envolvido em projetos de investigação, formação de professores e desenvolvimento curricular em Portugal, noutros países europeus (financiados pela Comissão Europeia), África (financiados pelo Banco Mundial e pela Fundação Calouste Gulbenkian) e Brasil (financiados pelos estados português e brasileiro). É vice-presidente da Rede Europeia de Cidadania Ambiental e membro do Conselho Nacional de Educação (Portugal). Integra o conselho editorial de diversas revistas internacionais (por exemplo: Sustainability; International Journal of Science Education; Research in Science Education; Science & Education; Eureka).

Cecília Galvão Couto
Educação e Sustentatibilidade (Moderadora)

Professora Catedrática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Biologia e com Doutoramento em Educação, coordena o Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa, o Doutoramento em Educação e o mestrado conjunto de Cultura científica e Divulgação das Ciências, assim como o mestrado em ensino de Biologia e Geologia. Participou em projetos internacionais como FP6 PARSEL- Popularity and Relevance in Science Education for Scientific Literacy e FP7 SAILS – Strategies for assessment of inquiry learning in science. Foi membro da Citizen Science Cost Action CA15212 (2016-2020) e é a coordenadora portuguesa do Erasmus+ High Fliers - Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills (2020-2023).

Teresa Seabra
Educação e Inclusão

Socióloga, professora associada do Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Dirige atualmente este departamento e coordena, desde 2001-2002, o Mestrado em Educação e Sociedade. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES, desde 1993, onde tem coordenado várias projetos no domínio da Sociologia da Educação, centrados na educação familiar e no desempenho escolar dos descendentes de imigrantes. Os resultados têm vindo a ser publicados em diversos livros, capítulos de livros, artigos nacionais ou estrangeiros e em atas de congressos.

Sofia Freire
Educação e Inclusão (Moderadora)

Sofia Freire tem uma licenciatura em Psicologia (FPCE-ULisboa, 1994), Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia (ISPA, 1998) e Doutoramento em Educação (ULisboa, 2006). É professora auxiliar no IE-ULisboa, desde 2016. Os seus interesses de investigação centram-se na área da inclusão e educação inclusiva, tendo coordenado um projeto financiado pela FCT sobre participação social de alunos com NEE na escola regular (2016-2019). Atualmente integra um projeto europeu, focado na inclusão de alunos com deficiência na escola, explorando a perspetiva de professores e alunos, e um projeto financiado pela FCT, intitulado Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão. 

Isabel Baptista
Educação, Sociedade e Desenvolvimento Humano

Professora Associada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), onde coordena os Cursos de Mestrado em Ciências da Educação. Doutora em Filosofia e Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Provedora de Ética (UCP-Porto); Presidente do Conselho de Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE); Diretora da Revista “A Página da Educação”(www.apagina.pt). Membro do Research Centre for Human Development (UCP-CEDH/FCT) e do Research Centre on Adult Education and Community Intervention (CEAD-UAlg/FCT). Principais domínios de docência, investigação e publicação: Éticas Educacionais, Ética e Investigação Científica, Pedagogia Social.

Jorge do Ó
Educação, Sociedade e Desenvolvimento Humano

Jorge do Ramos Ó é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado temáticas relacionadas com os processos da criação no quadro das instituições de ensino superior e num contexto investigativo que articula história, filosofia e educação. O seu último livro intitula-se Fazer a mão: Por uma escrita inventiva na universidade

Ana Paula Caetano
Educação, Sociedade e Desenvolvimento Humano (moderadora)

Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, investigadora integrada da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação), com doutoramento e mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Coordena atualmente o doutoramento de Educação - especialidade de Formação de Professores e Supervisão, e o mestrado de Educação e Formação – Desenvolvimento Social e Cultural. Tem participado em estudos e projetos nacionais e internacionais em temas relativos à formação de professores, cidadania e ensino superior, com publicações nacionais e internacionais em revistas e livros da especialidade, nomeadamente sobre formação ética de professores, mediação educacional e comunitária, educação intercultural e emocional, (cyber)bullying, inclusão educativa e educação artística, bem como sobre metodologias participativas de investigação, entre as quais a investigação-ação e o selfstudy.  

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