Submissão de trabalhos

Submissão de textos finais para publicação nas Atas do Colóquio

Os textos definitivos das comunicações devem ser submetidos na plataforma EasyChair até 31 de março de 2022, para que possam constar nas Atas do Colóquio. As Atas do Colóquio são publicadas online. Os textos definitivos devem seguir as as normas fornecidas pela organização (NormasFormatarTextosfinais_AFIRSE2022) não devendo exceder 30 000 caracteres, incluindo espaços. Por favor, descarregue o ficheiro, abra-o e utilize-o seguindo as instruções e o estilo nele incluídos.

Solicitamos a sua particular atenção para a utilização e respeito do modelo fornecido. Não serão incluídos no livro de atas os textos que o não fizerem.

Les textes définitifs des communications présentées doivent être soumis sur EasyChair, dans l’une des trois langues, jusqu’au 31 mars 2022. Les textes définitifs ne peuvent dépasser 30 000 caractères, espaces y compris.

 

TIPO DE TRABALHOS

O Colóquio permite dois tipos de contribuição: comunicações individuais e simpósios.

As propostas de comunicação individual e de simpósios deverão ser submetidas online, na plaforma EasyChair,

As propostas devem incidir em trabalhos de investigação e enquadrar-se em pelo menos um dos Eixos temáticos do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal.

As propostas devem conter um título, um resumo e três palavras-chave. Os resumos devem conter até 2500 caracteres (incluindo espaços). Os autores podem escolher a língua em que desejam submeter o resumo (português, francês ou espanhol). Cada investigador poderá constar como autor, no máximo, em 3 comunicações.

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

As comunicações individuais, reunidas posteriormente em ateliês pela Comissão Científica, podem ter um ou mais autores. Os ateliês são coordenados por um animador.

SIMPÓSIOS

Os simpósios reúnem 3 ou 4 comunicações e são definidos em torno de uma problemática comum, explicitada num texto de enquadramento redigido pelo coordenador, que assegura a moderação.  O simpósio deve ser constituído por oradores provenientes, no mínimo, de dois países.

Nos simpósios é o coordenador que reúne os elementos de cada intervenção (título, 3 palavras-chave e resumo, com 2500 caracteres, no máximo) e elabora o texto de enquadramento (600 palavras, no máximo), submetendo-os na plataforma EasyChair. O texto de enquadramento visa explicitar a problemática e a articulação entre as várias comunicações.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

São os seguintes, os critérios de avaliação das propostas:

  • pertinência da proposta (articulação com a problemática e com os eixos de trabalho do Colóquio);
  • inclusão de quadro conceptual e problematização (enquadramento teórico, questões de investigação e problemática);
  • explicitação de procedimentos e análise (metodologia, instrumentos de recolha, dimensão ética, tratamento e análise dos dados);
  • menção aos contributos do estudo (resultados, conclusões, limitações e pistas para futuras investigações).