Problemática

EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea

Na conceção de educação como processo amplo e difuso, presente em todos os tempos de vida, é reconhecido o inacabamento do ser humano e o contributo da dinâmica educativa para a vida em sociedade. O processo educativo é uma dimensão natural no ser humano, porquanto, está intrinsecamente associado à sua sobrevivência. A complexidade dos fenómenos que caracterizam a sociedade contemporânea, marcada por transformações significativas e rápidas, tem vindo a tornar cada vez mais evidente a importância de se considerar a educação nas múltiplas idades da vida – infância, juventude, idade adulta e velhice. A investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação, nas últimas décadas, permitiu compreender as especificidades do processo educativo nas diversas idades da vida, assim como as semelhanças e a importância de processos educativos intergeracionais.

O XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas, as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos, nas suas complementaridades e interdependências.

Os eixos temáticos deste XXVIII Colóquio são os seguintes:

  1. Educação de infância – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  2. Educação de jovens – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  3. Educação de adultos – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  4. Educação de idosos – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  5. Educação intergeracional – políticas, práticas e problemáticas de investigação.