Programa

MAPA DE ATELIÊS e LIVRO DO COLÓQUIO

Já está disponível a distribuição das comunicações pelos diferentes ateliês. Confira o dia e hora da sua apresentação!

PROGRAMA GERAL

 


DIA 1 – 26 de janeiro (terça-feira)

13h45-14h00 Sessão de Abertura
14h00-15h00 Conferência de Abertura
“Idades da Vida e Educação Intergeracional”
Pierre-Henri Tavoillot
Sorbonne Université

Pierre-Henri Tavoillot (né en 1965) est philosophe. Maître de conférences HDR à la Faculté des Lettres de Sorbonne Université, il préside le Collège de Philosophie. Ses deux domaines de spécialités sont les âges de la vie (Philosophie des âges de la vie, Grasset, 2007, avec Eric Deschavanne ; La guerre des générations aura-t-elle lieu ? Calmann-Lévy, 2017) et l'autorité et l'art politique à l'âge démocratique (Qui doit gouverner ?, Grasset, 2011 ; Comment gouverner un peuple-roi ?, Odile Jacob, 2019). Il vient de faire paraître un essai sur la philosophie morale : La morale de cette histoire. Guide éthique pour temps incertains, Robert Lafon, 2020.

15h00-15h15 Pausa
15h15-16h15 Conferência “Educação de Infância”
Catherine Gueguen
Université de Paris-Sorbonne

Catherine Gueguen est pédiatre et a créée un Diplome universitaire d'accompagnement à la parentalité pour les médecins à l' Université Paris-Sorbonne. Spécialisée dans le soutien à la parentalité, formée en haptonomie et en communication non violente, elle donne des conférences et fait des formations pour diffuser les neurosciences affectives et sociales aux médecins, psychologues, enseignants, éducateurs. Après le succès de Pour une enfance heureuse (Robert Laffont, 2014), elle est devenue une référence dans le monde de l’éducation et de l'enfance. 

16h15-16h30 Pausa
16h30-17h30 Mesa Redonda “Educação de Infância”
Maria João Cardona (moderadora) 
Maria Isabel Lopes da Silva

É doutorada em Ciências da Educação. Coordenou as equipas encarregadas de elaborar Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997, 2016). Realizou formação inicial e contínua de educadores de infância. Trabalhou no Instituto de Inovação Educacional. Lecionou disciplinas em cursos de mestrado e pós-graduação para professores de diferentes níveis de ensino, tendo orientado mestrados e doutoramentos.

Maria João Cardona
ESE IPSantarém

UIIPSantarém; CIEC Universidade do Minho; CIE  Universidade da Madeira

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Caen.  Participação em vários projetos/trabalhos de Investigação de âmbito nacional e internacional e publicações no âmbito da educação para as primeiras idades, formação de docentes e políticas educativas para a infância.

Catarina Tomás
ESE IP de Lisboa

Socióloga. Doutorada em Estudos da Criança - Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, onde foi coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar (2012-2018). É membro da coordenação da Pós-Graduação em Educação em Creche. É investigadora do CICS.NOVA onde desenvolve trabalho sobre direitos da criança, participação infantil e educação de infância.

17h30-18h00 Pausa
18h00-19h30 Sessão 1. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações

 

DIA 2 – 27 de janeiro (quarta-feira)

11h30-13h00 Sessão 2. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações
13h45-14h00 Pausa
14h00-15h00 Conferência “Educação de Jovens”
Natália Alves
Universidade de Lisboa

Natália Alves é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Sociologia da Educação, pela Universidade de Lisboa, professora associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do mesmo instituto. Entre os temas de pesquisa que tem vindo a privilegiar nos últimos anos salientam-se a inserção profissional dos diplomados do ensino superior, as políticas públicas de educação e formação para jovens e adultos pouco escolarizados e os processos de socialização e de construção da experiência estudantil.


15h00-15h15 Pausa
15h15-16h15 Conferência “Educação de Adultos”
Rui Canário
Universidade de Lisboa

Rui Canário é Professor Catedrático aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Bordéus II. Como autor e co-autor publicou mais de uma centena de títulos (livros, partes de livro e artigos). Entre as suas obras destacam-se: A escola tem futuro? Das promessas às incertezas (2006); O que é a escola? Um “olhar” sociológico (2005); Educação de Adultos: um campo e uma problemática (1999). É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.


16h15-16h30 Pausa
16h30-17h30 Mesa Redonda “Educação de Jovens”
Benedita Melo (moderadora)
Sónia Rummert
Universidade Federal Fluminense

Sónia Rummert é doutorada em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores - EJATrab (CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Vítor Sérgio Ferreira
ICS-Universidade de Lisboa

Vítor Sérgio Ferreira é doutorado em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o grupo de pesquisa LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas, e é vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude. É professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc). Tem coordenado e participado de vários projetos de investigação, com principal incidência nas áreas da sociologia da juventude e do corpo. Tem publicado nacional e internacionalmente sobre temáticas relacionadas com culturas juvenis e transições para a vida adulta, gerações e percursos de vida, usos do corpo e modificações corporais, e métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. Atualmente investiga sobre novas aspirações profissionais dos jovens, seus percursos formativos e de inserção no mercado de trabalho.

Benedita Portugal Melo
IE-ULISBOA

Benedita Portugal Melo é doutorada em Sociologia (Sociologia da Cultura, Comunicação e Educação) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) (2008). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da UIDEF. É Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia desde 2016. As suas principais áreas de investigação situam-se no domínio da Sociologia da Educação, Políticas Educativas e Sociologia da Infância e Juventude. Tem participado em diferentes projectos de investigação, coordenando, actualmente, com Ana Diogo (Universidade dos Açores) e Manuela Ferreira (Universidade do Porto) o projecto “De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade.

17h30-18h00 Pausa
18h00-19h30 Sessão 3. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações

 

DIA 3 – 28 de janeiro (quinta-feira)

11h30-13h00 Sessão 4. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações
13h45-14h00 Pausa
14h00-15h00 Conferência “Educação de Idosos”
Dominique Kern
Université de Haute Alsace

Dominique Kern est Professeur des Universités à l´Université de Haute Alsace, PhD Sciences de l’éducation et de la formation, responsable pédagogique du Master Sciences de l'éducation, parcours IIMSE, chargé de mission Service Universitaire de Pédagogie (SUP) UHA, membres du Laboratoire Interuniversitaire des Sciences de l'Éducation et de la Communication (UR2310).

15h00-15h15 Pausa
15h15-16h15 Mesa Redonda “Educação de Adultos”
Hervé Breton (moderador)
Françoise Laot
Université de Paris 8

Françoise F. Laot, socio-historienne, est professeure à l'Université de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, membre du Centre de recherche interuniversitaire Expérience, ressources culturelles, éducation (Experice) et membre associée au Centre de recherche sur les liens sociaux (Cerlis). Ses recherches portent sur l'histoire de l'éducation et de la formation des adultes, hommes et femmes, notamment à partir d'archives visuelles. Elle est présidente de l'association Groupe d'étude - Histoire de la formation des adultes (Gehfa) et co-animatrice d'un réseau européen History of Adult Education and Training in Europe

Hervé Breton
Université de Tours

Hervé Breton est maître de conférences en sciences de l’éducation et de la formation, à l’Université de Tours, France. Ses recherches portent sur les dimensions formatrices du récit de soi et sur la reconnaissance des savoirs expérientiels en éducation, formation et santé. Il est président de l’Association internationale des histoires de vie en formation (ASIHVIF) et co-directeur de la revue « Chemins de formation ».

Jean-Marie Barbier
CNAM Paris

Jean-Marie Barbier est professeur émérite des Universités au Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) de Paris. Il est spécialiste de formation des adultes et d’analyse des activités professionnelles. Il privilégie l’”entrée activité” en recherche, en formation et dans l’action professionnelle. Il est actuellement responsable avec Augustin Mutuale de la chaire Unesco-ICP ‘Formation Professionnelle, Constructions Personnelles, Transformations sociales’, animée par Martine Dutoit.


16h15-16h30 Pausa
16h30-17h30 Mesa Redonda “Educação de Idosos”
José Jackson Santos (moderador)
António Fragoso
Universidade do Algarve

António Fragoso é Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, Coordenador do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) e Editor da European Journal for Research on the Education and Learning of Adults (RELA). Tem realizado investigação em Educação de Adultos, nomeadamente em Educação e aprendizagem dos adultos mais velhos.

Maria Hermínia Laffin
UFSC

Pós-doutora em Educação e contemporaneidade pela UNEB. Doutora em Educação pela UFSC. Mestra em Educação pela UNICAMP. Professora do PPGE da UFSC e Coordenadora do Grupo EPEJA/UFSC e da Pesquisa interinstitucional “Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil” (CNPq). Investigadora sobre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos e seus elementos constitutivos.

Lattes
José Jackson Santos
UESB

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP-Brasil). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor e pesquisador vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e ao Doutorado em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Nacional de Chilecito, Argentina.

17h30-18h00 Pausa
18h00-19h30 Sessão 5. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações

DIA 4 – 29 de janeiro (sexta-feira)

11h30-13h00 Sessão 6. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações
13h45-14h00 Pausa
14h00-15h00 Mesa Redonda “Educação e Intergeracionalidade”
Albertina Oliveira (moderadora)
Albertina Oliveira
Universidade de Coimbra

É Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), desde 2005, licenciada em Psicologia e doutorada em Ciências da Educação com especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos. Atualmente coordena o Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da FPCEUC. É autora e coautora de numerosos artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais sobre educação, potenciação do bem-estar e qualidade de vida de pessoas adultas e idosas, incluindo a perspetiva intergeracional.

Sara Mónico Lopes
ESECS IPolitécnico de Leiria

Licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É investigadora associada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, no polo de Leiria. A sua investigação tem cruzado as áreas da antropologia e da educação, da educação de adultos, do envelhecimento, das trajetórias sociais de adultos e do acesso ao ensino superior.

Licínio Manuel Tomás
Universidade dos Açores

Docente da FCSH da Universidade dos Açores. Licenciado e mestrado em Sociologia pela FCSH da UNL, é também investigador, membro integrado do CICIS.NOVA.UA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa- Pólo Açores), onde coordenou o eixo de investigação sobre ciclo de vida, gerações e envelhecimento, tendo sido esta a sua área de eleição na pesquisa e reflexão. Em Dezembro de 2004, obteve o grau de Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia na Universidade dos Açores apresentando a dissertação intitulada: Novos Velhos - Idade e atividade na conjugação dos tempos de trabalho”, versando sobre a relação entre idade, envelhecimento e emprego, tendo já proferido várias comunicações em congressos nacionais e internacionais sobre esta mesma temática.

15h00-15h15 Pausa
15h15-16h15 Conferência de Encerramento
“Desafios da educação na sociedade contemporânea”
Christiane Vollaire
CNAM

Christiane VOLLAIRE, philosophe, est chercheure associée au Centre de Recherche sur le Travail et le Développement du CNAM. Membre du programme Non-lieux de l’exil (EHESS, Institut Recherche Migrations), membre de la rédaction de la revue Chimères. Derniers ouvrages parus : Pour une Philosophie de terrain, éd. Créaphis, 2017 ; Un Archipel des solidarités : Grèce, 2017-2020 (en collaboration avec le photographe Philippe Bazin), éd. Loco, 2020. [Photo de Philippe Bazin]

16h15-16h30 Sessão de Encerramento