Conversas à Quinta!

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.


Conversas à Quinta | 10º Ciclo (março-junho 2019)

Próxima Conversas à Quinta

6 de junho de 2019 (18-20 horas) Sala 7 do Instituto de Educação

Tema: Inclusão no Ensino Superior
Convidados: Pedro Morato e Cristina Espadinha, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação, Ciências e Humanidades, Universidade de Lisboa
Moderadora: Ana Paula Caetano, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: O que estamos a fazer para favorecer o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos no ensino superior? Que condições estamos a criar? Com que problemas nos debatemos? Nesta sessão iremos debater estas questões e partilhar resultados de alguns projetos de investigação e de desenvolvimento que têm sido realizados sobre este tema da inclusão no ensino superior.

16 de maio de 2019 (18-20 horas) Anfiteatro 2 do Instituto de Educação

Tema: Mudanças na organização pedagógica da escola
Convidados: Eulália Alexandre (Subdiretora Geral, Direção Geral de Educação) e Ana Pina (Diretora, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto de Almada)
Moderador: Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro
Síntese:  Será uma Conversa sobre os modos de organização pedagógica das escolas que orientações políticas recentes associam ao propósito de criar uma nova ‘gramática’ não uniformizadora na relação educativa. Tendo como pano de fundo medidas como a ‘autonomia e flexibilidade curricular’ e as ‘aprendizagens essenciais’, esta Conversa visa refletir sobre duas ordens de questões: Que sentidos de ação coletiva propõem e que expetativas criam quanto à autonomia escolar? Que implicações têm para o trabalho dos professores e para a gestão das escolas?
Esta Conversa à Quinta é uma iniciativa da AFIRSE em conjunto com o Fórum Português de Administração Educacional no âmbito das Comemorações do seu 25º aniversário.

14 de março de 2019 (18-20 horas) Sala 7 do Instituto de Educação

Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação
Moderadora: Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e concepção da política pública.

 


Conversas à Quinta | 9º Ciclo (setembro-dezembro 2018)

13 dezembro 2018 (sessão transmitiva via web)

Tema: A Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Paula Guimarães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: Rui Canário, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Síntese: Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.
Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:
– a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa?
– as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes?
– os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora?
– que mudanças social e pessoal seriam necessárias nos tempos contemporâneos?
– que finalidades seriam relevantes para a educação de adultos contemporânea?

6 dezembro 2018 (sessão cancelada por motivo de força maior)

Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e concepção da política pública.


Conversas à Quinta | 8º Ciclo (março-junho 2018)

24 maio 2018 

Tema: Pedagogia do Ensino Superior
Moderador: Joana Marques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Luís Castro, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Jorge do Ó, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Objetivo: Discutir a importância da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes, especificamente no âmbito da sua formação pedagógica, para a melhoria da qualidade do ensino e para a melhoria das experiências de aprendizagem dos estudantes.
Que enfoque tem sido dado nos últimos anos pelas IES à formação pedagógica dos docentes? Que necessidades de formação pedagógica têm sido identificadas pelos docentes e pelas IES? Qual o papel das IES na identificação e procura de resposta para as necessidades identificadas? Haverá possibilidade de transferibilidade de práticas entre IES?

26 abril 2018 

Tema: Flexibilização curricular: questões e desafios
Moderador: Luís Tinoca, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Adelino Calado, Director do Agrupamento de Escolas de Carcavelos e José Morgado, ISPA.
Objetivo: Num contexto de valorização da flexibilização e diferenciação curricular, discutir questões e desafios que se colocam à escola, como por exemplo os que têm a ver com a função e os tipos de avaliação utilizados. E a preparação para os exames como é que fica? Mas eu tenho 35 alunos na minha turma! Como é que diferencio para 35? E a fiabilidade desses outros métodos “alternativos”? Avaliar conhecimentos ou competências? E a extensão dos programas?

22 março 2018 

Tema: Mercadorização e qualificação do trabalho docente
Moderador: Belmiro Cabrito, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Jussara Marques de Macedo, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Luísa Cerdeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Objetivo: Propõe-se um debate sobre o trabalho docente recorrendo a alguns indicadores que evidenciam a progressiva mercadorização do professor no Brasil e em Portugal. No actual contexto político global, o trabalho dos professores é cada vez mais um trabalho precário e desvalorizado, mau-grado o elevado nível de qualificação e exigências de formação destes profissionais. Contraditoriamente, o trabalho docente surge mais intensificado e eleito como fundamental para o desenvolvimento de países e populações.


Conversas à Quinta | 7º Ciclo (outubro-dezembro 2017)

30 novembro 2017 
Tema: O projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho)
Moderador: Helena Peralta
Convidados: Hélder Pais, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Educação e Ana Cláudia Cohen, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena

Foi grande e animada a participação nesta Conversa, com cerca de 120 participantes. Aqui ficam alguns registos fotográficos para memória futura.


Conversas anteriores | 6º Ciclo (março-maio 2017)

25 de maio 2017
Tema: O perfil dos alunos para o Séc. XXI
Moderador: Luís Tinoca, Investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Joana Brocardo, da ESE de Setúbal e Conselho Nacional de Educação,
Maria João Horta, da EDUCOM, e António Quaresma, da EB1 Várzea de Sintra e Rede Educação Séc. XXI,
Nesta conversa debateu-se este “novo” perl dos alunos para o Séc. XXI, que tenta corresponder às mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos últimos 10 anos, com particular foco para as mudanças na economia, nos movimentos migratórios, nos mercados e infraestruturas de trabalho, no ambiente, na política, e com as novas tecnologias…

11 de maio 2017
Tema: As novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)
Moderador: Pedro Rodrigues, Investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Isabel Lopes da Silva, Liliana Marques, Arminda Almeida e Maria João Cardona
Nesta conversa refletiu-se sobre o processo de elaboração das novas OCEPE, as inovações que propõem e o trabalho realizado (e a realizar) para a sua divulgação.

30 março 2017
Tema: As Aprendizagens na Rede como Oportunidade de Transformação da Escola
Moderador: Joana Viana
Convidados: Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta e João Correia de Freitas, Professor da Universidade Nova de Lisboa


Conversas anteriores | 5º Ciclo (fevereiro-junho 2016)

Conversas2016Ciclo

30 junho 2016
Tema: Comunidades de prática na formação de professores
Moderadores: Cecília Galvão e Pedro Reis
Convidadas: Cláudia Gonçalves, Patrícia Azinhaga e Rita Marques

19 maio 2016
Tema: Municípios e escolas: memórias do local e dinamização educativa
Moderador: Justino de Magalhães
Convidadas: Ana Isabel Madeira, Áurea Adão, Teresa Rosa e Isabela Salgado

28 abril 2016
Tema: A segurança na internet na escola
Moderador: Isabel Freire e João Filipe Matos
Convidados: Eduarda Ferreira e Nuno Dorotea

7 abril 2016
Tema: A coordenação do trabalho dos professores
Moderadora: Sofia Viseu
Convidados: Graça Simões e Natércio Afonso

25 fevereiro 2016
Tema: Que futuro para as metas curriculares?
Moderadores: Henrique Guimarães e Helena Peralta
Convidadas: Filomena Viegas e Lurdes Figueiral


Conversas anteriores | 4º Ciclo (janeiro-abril 2014)

15 maio 2014
Tema: Os Novos Programas de Matemática: progresso ou retrocesso
Moderadores: Henrique Guimarães e Leonor Santos
Convidadas: Adelina Precatado e Ana Cristina Tudella

Conversas15maio14

10 abril 2014
Tema: Regulação ético-deontológica na área das Ciências da Educação
Moderador: Ana Paula Caetano
Convidadas: Isabel Baptista e Aline Seiça

Conversas10abril14

20 março 2014
Tema: Desenvolvimento Local e intervenção Comunitária
Moderadora: Carmen Cavaco
Convidadas: Lieve Meersschaert e Vitalina Monteiro

conversa

16 janeiro 2014
Tema: O acesso ao ensino superior e a situação de austeridade em Portugal
Moderadores: Luísa Cerdeira e Belmiro Cabrito
Convidado: Virgílio Meira Soares

Conversas16jan14


Conversas anteriores | 3º Ciclo (Outubro-Dezembro 2013)

28 novembro 2013
Tema: Formar formadores de professores
Moderadores: Manuela Esteves e Ângela Rodrigues
Convidados: Maria do Céu Roldão e Teresa Leite

conversas - 3p

A sessão do dia 28 de novembro de 2013 das Conversas às Quintas, sobre Formar Formadores de Professores, foi transmitida em tempo real através do Youtube. A gravação da sessão está disponível no Youtube, em http://youtu.be/6BpwIRh_e0M

Imprimir CARTAZ para divulgação das próximas conversas!


Conversas anteriores | 2º Ciclo (março-junho 2013)

6 junho 2013
Tema: Interfaces entre currículo e TIC
Moderador: Fernando Albuquerque Costa

Convidados: Paulo Dias e Lúcia Amante

Conversa6jun13

9 maio 2013
Tema: Descentralização da educação: natureza, oportunidades e limites
Moderador: João Pinhal

Convidados: Maria José Rau e João Barroso

11 de abril de 2013
Tema: Formação emocional de Professores
Moderador: Maria Teresa Estrela
Convidados: Sara Bahia, Isabel Freire e Anabela Amaral

7 de março 2013
Tema: O financiamento do Ensino Superior
Moderador: Belmiro Gil Cabrito

Convidados: Luísa Cerdeira e Tomás Patrocínio


Conversas anteriores | 1º Ciclo (outubro-dezembro 2012)

20 dezembro 2012
Tema: O currículo no pré-escolar
Moderadora: Professora Maria João Cardona

29 novembro 2012
Tema: Orientações curriculares
Moderadora: Professor João Pedro da Ponte

25 outubro 2012
Tema: Pedagogia do Ensino Superior e Bolonha
Moderadora: Professora Patrícia Rosado Pinto