Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.
Conversas à Quinta | 10º Ciclo (março-junho 2019)
6 de junho de 2019 (18-20 horas) Sala 7 do Instituto de Educação
Tema: Inclusão no Ensino Superior
Convidados: Pedro Morato e Cristina Espadinha, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação, Ciências e Humanidades, Universidade de Lisboa
Moderadora: Ana Paula Caetano, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: O que estamos a fazer para favorecer o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos no ensino superior? Que condições estamos a criar? Com que problemas nos debatemos? Nesta sessão iremos debater estas questões e partilhar resultados de alguns projetos de investigação e de desenvolvimento que têm sido realizados sobre este tema da inclusão no ensino superior.
16 de maio de 2019 (18-20 horas) Anfiteatro 2 do Instituto de Educação
Tema: Mudanças na organização pedagógica da escola
Convidados: Eulália Alexandre (Subdiretora Geral, Direção Geral de Educação) e Ana Pina (Diretora, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto de Almada)
Moderador: Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro
Síntese: Será uma Conversa sobre os modos de organização pedagógica das escolas que orientações políticas recentes associam ao propósito de criar uma nova ‘gramática’ não uniformizadora na relação educativa. Tendo como pano de fundo medidas como a ‘autonomia e flexibilidade curricular’ e as ‘aprendizagens essenciais’, esta Conversa visa refletir sobre duas ordens de questões: Que sentidos de ação coletiva propõem e que expetativas criam quanto à autonomia escolar? Que implicações têm para o trabalho dos professores e para a gestão das escolas?
Esta Conversa à Quinta é uma iniciativa da AFIRSE em conjunto com o Fórum Português de Administração Educacional no âmbito das Comemorações do seu 25º aniversário.
14 de março de 2019 (18-20 horas) Sala 7 do Instituto de Educação
Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação
Moderadora: Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e concepção da política pública.
Conversas à Quinta | 9º Ciclo (setembro-dezembro 2018)
13 dezembro 2018 (sessão transmitiva via web)
Tema: A Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Paula Guimarães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: Rui Canário, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Síntese: Apesar das políticas públicas descontínuas e dos parcos financiamentos dirigidos à educação não formal, a educação de adultos em Portugal inclui uma larga variedade de iniciativas. Para além das iniciativas formais, como os cursos (de educação e formação de adultos, de formação profissional, do ensino recorrente, de curta duração e outros) e o reconhecimento, validação e certificação de competências, outras de educação não formal vão sendo dinamizadas por muitas entidades, públicas, privadas ou da sociedade civil, com finalidades diversas, envolvendo sujeitos com interesses e motivações variadas. Adicionalmente, regista-se uma crescente valorização por parte da população portuguesa pelas aprendizagens que cada um desenvolve ao longo da vida em contextos muito diferenciados.
Considerando modalidades educativas tão diversas, regista-se contudo que aquelas de educação política, crítica, problematizadora e transformadora, que procuram favorecer a mudança social são pouco frequentes e quando existem possuem pouca visibilidade. Assim sendo, cabe perguntar:
– a educação de adultos é importante hoje em dia, serve para alguma coisa?
– as finalidades de educação crítica e política perderam relevância nos tempos presentes?
– os tempos presentes são benéficos e interessantes para os sujeitos o suficiente e por isso não merecem ações de educação transformadora?
– que mudanças social e pessoal seriam necessárias nos tempos contemporâneos?
– que finalidades seriam relevantes para a educação de adultos contemporânea?
6 dezembro 2018 (sessão cancelada por motivo de força maior)
Tema: A Política de Educação de Adultos em Portugal
Moderadora: Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidado: João Costa, Secretário de Estado da Educação
Síntese: Conversa sobre a política pública de educação de adultos, com particular destaque, para as orientações políticas e medidas centradas nos adultos não escolarizados e pouco escolarizados, os obstáculos à definição e implementação de uma política pública integrada e com continuidade temporal, e o uso do conhecimento científico no apoio à decisão e concepção da política pública.
Conversas à Quinta | 8º Ciclo (março-junho 2018)
24 maio 2018
Tema: Pedagogia do Ensino Superior
Moderador: Joana Marques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Luís Castro, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Jorge do Ó, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Objetivo: Discutir a importância da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes, especificamente no âmbito da sua formação pedagógica, para a melhoria da qualidade do ensino e para a melhoria das experiências de aprendizagem dos estudantes.
Que enfoque tem sido dado nos últimos anos pelas IES à formação pedagógica dos docentes? Que necessidades de formação pedagógica têm sido identificadas pelos docentes e pelas IES? Qual o papel das IES na identificação e procura de resposta para as necessidades identificadas? Haverá possibilidade de transferibilidade de práticas entre IES?
26 abril 2018
Tema: Flexibilização curricular: questões e desafios
Moderador: Luís Tinoca, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Adelino Calado, Director do Agrupamento de Escolas de Carcavelos e José Morgado, ISPA.
Objetivo: Num contexto de valorização da flexibilização e diferenciação curricular, discutir questões e desafios que se colocam à escola, como por exemplo os que têm a ver com a função e os tipos de avaliação utilizados. E a preparação para os exames como é que fica? Mas eu tenho 35 alunos na minha turma! Como é que diferencio para 35? E a fiabilidade desses outros métodos “alternativos”? Avaliar conhecimentos ou competências? E a extensão dos programas?
22 março 2018
Tema: Mercadorização e qualificação do trabalho docente
Moderador: Belmiro Cabrito, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Convidados: Jussara Marques de Macedo, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Luísa Cerdeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Objetivo: Propõe-se um debate sobre o trabalho docente recorrendo a alguns indicadores que evidenciam a progressiva mercadorização do professor no Brasil e em Portugal. No actual contexto político global, o trabalho dos professores é cada vez mais um trabalho precário e desvalorizado, mau-grado o elevado nível de qualificação e exigências de formação destes profissionais. Contraditoriamente, o trabalho docente surge mais intensificado e eleito como fundamental para o desenvolvimento de países e populações.
Conversas à Quinta | 7º Ciclo (outubro-dezembro 2017)
30 novembro 2017
Tema: O projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho)
Moderador: Helena Peralta
Convidados: Hélder Pais, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Educação e Ana Cláudia Cohen, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena
Foi grande e animada a participação nesta Conversa, com cerca de 120 participantes. Aqui ficam alguns registos fotográficos para memória futura.