Antonio Viñao Frago é Doutor em Direito e Catedrático jubilado honorário do Departamento de Teoría e História da Educação da Universidade de Murcia. Foi membro do Comissão Executiva da International Standing Conference for the History of Education (1996-2000), presidente da Sociedade Espanhola de Historia da Educação (2001-2005), director do Centro de Estudos sobre a Memória Educativa (2009-2013) e da revista Historia y Memoria de la Educación (2014-2019). Os seus principais campos de investigação são a história da alfabetização e da cultura escrita, da escolarização e do ensino secundário, assim como, a história do currículo (espaços e tempos escolares, disciplinas), a história da profissão docente (profissionalização, autobiografías e memórias), a memoria escolar, o património histórico-educativo, e as relações entre as culturas escolares e as reformas político-educativas. Os seus últimos libros são: Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y cambios (2002), Escuela para todos. Educación y modernidad en la España del siglo XX (2004), Religión en las aulas: una materia controvertida (2014), School memories. New trends in the history of education research (2016), coeditado con Juri Meda e Cristina Yanes, e Imagen y educación. Marketing, comercialización, didáctica (España, siglo XX) (2017), coeditado com Pedro Luis Moreno.
Conferência
26 de janeiro, 15h45-16h45
Título: “Notas para uma simbología dos espaços e edificios escolares”
Resumo: Todo o contexto, processo ou objeto é suscetível de converter-se num símbolo, ao associar ou conotar vivências ou determinadas ideias; ou seja, tornar-se um elemento representativo, por convenção ou associação, de uma ou outra entidade, ideias, personagens, acontecimentos e objetos. A conferência, recorrendo a exemplos de diversos espaços e edifícios escolares, tentará fazer emergir as possibilidades que surgem da análise simbólica, com a finalidade de evidenciar como a sua conversão em símbolos determina tanto o ambiente e o clima dos mesmos, quanto as vivências dos seus atores, os seus diferentes usos e funções e a memória coletiva que gera a sua existência.
Título conferência: “Notas para una simbología de los espacios y edificios escolares”Resumen: Todo contexto, proceso u objeto es suceptible de convertirse en un símbolo al asociarse o connotar unas vivencias o ideas determinadas; es decir, de devenir un elemento representativo, por convención o asociación, de unas u otras entidades, ideas, personajes, acontecimientos u objetos. La conferencia, tomando ejemplos de diversos espacios y edificios escolares, intentará desbrozar las posibilidades que ofrece su análisis simbólico, con el fin de mostrar cómo su conversión en símbolos determina tanto el ambiente y clima de los mismos, cuanto las vivencias de sus usuarios, sus diferentes usos y funciones y la memoria colectiva que genera su existencia.