XXXI COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2024
Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
7, 8 e 9 de fevereiro de 2024
@AFIRSEPortugal
O XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal visa promover o debate e a divulgação do conhecimento científico, produzido na investigação em Educação, sobre a aprendizagem na sua relação com a diversidade e a equidade. O caráter inacabado do ser humano torna a aprendizagem uma dimensão intrínseca e fundamental à vida, ocorrendo em todos os tempos e espaços, na relação do sujeito com o ambiente, com outros e consigo próprio. Desse modo, todas as pessoas têm capacidade para aprender, sendo esse processo facilitado em dinâmicas e relações com sentido para o sujeito.
A aprendizagem – enquanto processo de aquisição de saberes, capacidades e valores – advém da tentativa e erro, observação, imitação e transmissão, e implica reflexão, (re)elaboração da experiência, atribuição de sentido e apropriação. Aprender, desaprender e reaprender fazem parte do processo de formação e envolvem as dimensões cognitiva, motora, afetiva, relacional e existencial. A diversidade na aprendizagem é notória de múltiplas formas, nomeadamente, no que respeita a tempos, espaços, métodos, recursos, estilos, características dos aprendentes, mas também em saberes, capacidades e valores que podem ser adquiridos ou aperfeiçoados.
A escola pública é um espaço privilegiado de acesso ao conhecimento científico e à herança cultural produzidos pela Humanidade e de igualdade de oportunidades, através do direito à educação obrigatória, universal e gratuita. Contudo, esse direito ainda não é assegurado a todas as crianças, jovens e adultos, tanto ao nível do acesso como do sucesso escolar. A escola contribui para o reforço de desigualdades sociais e de injustiças quando produz o fenómeno do insucesso escolar, responsabilizando e rotulando os alunos com as designadas “dificuldades de aprendizagem”. Ao perpetuar um modelo assente no ensino do professor e na crença de que a igualdade decorre de um tratamento semelhante, a escola origina múltiplas desigualdades.
O XXXI Colóquio da AFIRSE pretende consolidar a reflexão em torno de questões e desafios que permeiam a aprendizagem, a diversidade e a equidade, entre as quais: Como considerar a diversidade e promover a equidade em políticas e práticas de educação e formação? Como promover aprendizagens significativas em dinâmicas educativas formais, não formais e informais? Que saberes fundamentais para a vida em sociedade e como esses saberes podem ser aprendidos? Como proteger, transformar e valorizar a escola enquanto espaço público de aprendizagem, de cidadania e democracia? Como assegurar processos de avaliação da aprendizagem relevantes para a formação dos sujeitos implicados? Como promover a formação inicial, o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos educadores e professores?
EIXOS TEMÁTICOS DO COLÓQUIO
Eixo 1. A aprendizagem em políticas e práticas de educação e formação
Eixo 2. Territórios, redes e comunidades de aprendizagem
Eixo 3. Escola – espaço público de aprendizagem, de cidadania e democracia
Eixo 4. A aprendizagem na educação digital
Eixo 5. Avaliação da aprendizagem – dos programas internacionais à autoavaliação
Eixo 6. Formação inicial e desenvolvimento profissional de professores e educadores