Formação de Professores

Tal como em anos anteriores, será solicitada a creditação do XXX Colóquio para efeitos de formação de professores na modalidade de Ações de Curta Duração. Os professores dos ensinos básico e secundário que participarem no Colóquio poderão inscrever-se nas ações de formação correspondentes a diferentes atividades do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal:

Ação 1, Espaços Educativos e Aprendizagensé composta pelas seguintes sessões:

  • Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
  • Mesa Redonda “Espaços educativos e aprendizagens” (Oradores: Assunção Folque, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e Carolina Carvalho, IE-ULisboa); Moderadora: Maria João Cardona (ESE, Instituto Politécnico de Santarém) que acontecerá no dia 27 de janeiro entre as 14h30 e as 15h30;
  • Conferência de Encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.

Procura-se com esta ACD contribuir para a reflexão e discussão sobre as aprendizagens proporcionadas e desenvolvidas nos diversos espaços educativos.

Ação 2, Espaços educativos e atoresé composta pelas seguintes sessões:

  • Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
  • Conferência “Notas para uma simbologia de espaços e edíficios escolares” proferida por Antonio Viñao Frago (Universidade de Murcia) a decorrer no dia 26 de janeiro entre as 14h3o e as 15h30;
  • Mesa Redonda “Espaços educativos e atores” (Oradores: Sofia Marques da Silva, FPCE-U.Porto e Bravo Nico, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora);
    Moderador: Mariana Gaio Alves (IE-ULisboa) que acontecerá no dia 26 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45;
  • Conferência de Encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.

Procura-se com esta ACD contribuir para a reflexão e discussão sobre os diferentes atores que habitam os diversos espaços educativos, seus papéis, responsabilidades e ações.

Ação 3, Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens, é composta pelas seguintes sessões:

  • Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
  • Mesa Redonda “Espaços educativos: políticas e práticas” (Oradores: Estela Costa, IE-ULisboa e Fernando Ilídio, IE-Universidade do Minho); Moderador: João Pinhal (IE-ULisboa) que acontecerá no dia 25 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45;
  • Conferência de encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.

DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.

Procura-se com esta ACD discutir e partilhar ideias e experiências sobre a temática da diversidade dos espaços educativos em diferentes geografias e contextos.


Regras para atribuição de certificação

  1. No contexto português, a formação como ACD só interessa a Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário de acordo com o Despacho n.º 5741/2015  “Artigo 3.º Reconhecimento de ações de curta duração 1 — Releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, a participação em ações de formação de curta duração relacionadas com o exercício profissional, tais como seminários, conferências, jornadas temáticas e outros eventos de cariz científico e pedagógico com uma duração mínima de três horas e máxima de seis horas. 2 — A participação nas ações previstas no número anterior tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no respetivo escalão ou ciclo avaliativo.”
  2. É necessário que se inscreva na(s) ACD(s) para a(s) qual/quais pretende obter certificação:
    – para a ACD1, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/SHRPdjWxbMnXvxKF6
    – para a ACD 2, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/fZXVsVhg72KhXHW48
    – para a ACD 3, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/cQmJXn2uQkuJx3dZ6
    – se pretender obter certificação para duas ou mais deve inscrever-se naquelas que são do seu interesse.
  3. Só serão consideradas para certificação as pessoas que tiverem preenchido a(s) ficha(s) de inscrição que diz(em) respeito à(s) ACD pretendida(s).
  4. Além da inscrição é obrigatória a assinatura da folha de presenças no final de cada uma das sessões que compõem a ACD. Exemplo: para a ACD 1 receberá certificação quem assine as folhas de presença no final das seguintes sessões: 

- Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny 
Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30; 
- Mesa Redonda “Espaços educativos: políticas e práticas” (Oradores: Estela Costa, IE- 
ULisboa e Fernando Ilídio, IE-Universidade do Minho); Moderador: João Pinhal (IE- 
ULisboa) que acontecerá no dia 25 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45; 
- Conferência de encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” 
(Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.
  5. Todas as sessões que constituem as ACD1, ACD2 e ACD3 decorrem no Anfiteatro. À entrada do Anfiteatro estará identificada a mesa do Secretariado do Colóquio a que as pessoas inscritas nas ACD devem deslocar-se para assinar a sua presença logo após cada sessão que compõe cada uma das ACD.
  6. De acordo com o regulamento, a obtenção de certificação em ACD, é considerada quando o/a participante participa em, pelo menos 3 horas, da duração total da respectiva ACD. Neste sentido, esclarece-se que não serão certificadas as pessoas que não tenham assinado a presença: 
- Nas 3 sessões que constituem a ACD 1 e que contabilizam a duração total de três horas;
- Em, pelo menos, 3 das 4 sessões que constituem a ACD 2 e que contabilizam a duração total de três horas;
- Nas 3 sessões que constituem a ACD 3 e que contabilizam a duração total de três horas.
  7. De acordo com o regulamento, é também obrigatório o preenchimento do questionário de avaliação que será enviado a todos os inscritos nas ACD logo após o fim do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.
  8. Em suma, para que obtenham certificação em ACD do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, os participantes – Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário – devem:
    – Preencher o formulário de inscrição correspondente à(s) ACD para a(s) qual/quais pretendem certificação;
    – Participar e assinar a(s) folha(s) de presença de cada sessão que compõe a(s) ACD para a(s) qual(ais) pretendem certificação;
    – Contabilizar um mínimo de três horas de participação na(s) ACD em que se inscreveram, confirmado apenas pela assinatura das folhas de presença das sessões que a(s) compõe(m);
    – Preencher o questionário de avaliação da(s) ACD frequentada(s).