Tal como em anos anteriores, será solicitada a creditação do XXX Colóquio para efeitos de formação de professores na modalidade de Ações de Curta Duração. Os professores dos ensinos básico e secundário que participarem no Colóquio poderão inscrever-se nas ações de formação correspondentes a diferentes atividades do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal:
Ação 1, Espaços Educativos e Aprendizagens, é composta pelas seguintes sessões:
- Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
- Mesa Redonda “Espaços educativos e aprendizagens” (Oradores: Assunção Folque, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e Carolina Carvalho, IE-ULisboa); Moderadora: Maria João Cardona (ESE, Instituto Politécnico de Santarém) que acontecerá no dia 27 de janeiro entre as 14h30 e as 15h30;
- Conferência de Encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.
Procura-se com esta ACD contribuir para a reflexão e discussão sobre as aprendizagens proporcionadas e desenvolvidas nos diversos espaços educativos.
Ação 2, Espaços educativos e atores, é composta pelas seguintes sessões:
- Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
- Conferência “Notas para uma simbologia de espaços e edíficios escolares” proferida por Antonio Viñao Frago (Universidade de Murcia) a decorrer no dia 26 de janeiro entre as 14h3o e as 15h30;
- Mesa Redonda “Espaços educativos e atores” (Oradores: Sofia Marques da Silva, FPCE-U.Porto e Bravo Nico, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora);
Moderador: Mariana Gaio Alves (IE-ULisboa) que acontecerá no dia 26 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45; - Conferência de Encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.
Procura-se com esta ACD contribuir para a reflexão e discussão sobre os diferentes atores que habitam os diversos espaços educativos, seus papéis, responsabilidades e ações.
Ação 3, Espaços Educativos – Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens, é composta pelas seguintes sessões:
- Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30;
- Mesa Redonda “Espaços educativos: políticas e práticas” (Oradores: Estela Costa, IE-ULisboa e Fernando Ilídio, IE-Universidade do Minho); Moderador: João Pinhal (IE-ULisboa) que acontecerá no dia 25 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45;
- Conferência de encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.
DESTINATÁRIOS: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial que participem no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.
Procura-se com esta ACD discutir e partilhar ideias e experiências sobre a temática da diversidade dos espaços educativos em diferentes geografias e contextos.
Regras para atribuição de certificação
- No contexto português, a formação como ACD só interessa a Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário de acordo com o Despacho n.º 5741/2015 “Artigo 3.º Reconhecimento de ações de curta duração 1 — Releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, a participação em ações de formação de curta duração relacionadas com o exercício profissional, tais como seminários, conferências, jornadas temáticas e outros eventos de cariz científico e pedagógico com uma duração mínima de três horas e máxima de seis horas. 2 — A participação nas ações previstas no número anterior tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no respetivo escalão ou ciclo avaliativo.”
- É necessário que se inscreva na(s) ACD(s) para a(s) qual/quais pretende obter certificação:
– para a ACD1, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/SHRPdjWxbMnXvxKF6
– para a ACD 2, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/fZXVsVhg72KhXHW48
– para a ACD 3, deve inscrever-se aqui: https://forms.gle/cQmJXn2uQkuJx3dZ6
– se pretender obter certificação para duas ou mais deve inscrever-se naquelas que são do seu interesse. - Só serão consideradas para certificação as pessoas que tiverem preenchido a(s) ficha(s) de inscrição que diz(em) respeito à(s) ACD pretendida(s).
- Além da inscrição é obrigatória a assinatura da folha de presenças no final de cada uma das sessões que compõem a ACD. Exemplo: para a ACD 1 receberá certificação quem assine as folhas de presença no final das seguintes sessões: - Conferência de Abertura “Nós somos do mundo. Para uma pedagogia da Terra” (Danny Wildemeersch, KULeuven) que terá lugar no dia 25 de janeiro entre as 14h30-15h30; - Mesa Redonda “Espaços educativos: políticas e práticas” (Oradores: Estela Costa, IE- ULisboa e Fernando Ilídio, IE-Universidade do Minho); Moderador: João Pinhal (IE- ULisboa) que acontecerá no dia 25 de janeiro entre as 15h45 e as 16h45; - Conferência de encerramento “Sobre as questões da educação, bem-estar e cidadania” (Béatrice Mabilon-Bonfils, CY Cergy Paris Université) que terá lugar no dia 27 de janeiro de 2023, entre as 15h45 e as 16h45.
- Todas as sessões que constituem as ACD1, ACD2 e ACD3 decorrem no Anfiteatro. À entrada do Anfiteatro estará identificada a mesa do Secretariado do Colóquio a que as pessoas inscritas nas ACD devem deslocar-se para assinar a sua presença logo após cada sessão que compõe cada uma das ACD.
- De acordo com o regulamento, a obtenção de certificação em ACD, é considerada quando o/a participante participa em, pelo menos 3 horas, da duração total da respectiva ACD. Neste sentido, esclarece-se que não serão certificadas as pessoas que não tenham assinado a presença: - Nas 3 sessões que constituem a ACD 1 e que contabilizam a duração total de três horas; - Em, pelo menos, 3 das 4 sessões que constituem a ACD 2 e que contabilizam a duração total de três horas; - Nas 3 sessões que constituem a ACD 3 e que contabilizam a duração total de três horas.
- De acordo com o regulamento, é também obrigatório o preenchimento do questionário de avaliação que será enviado a todos os inscritos nas ACD logo após o fim do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal.
- Em suma, para que obtenham certificação em ACD do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, os participantes – Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário – devem:
– Preencher o formulário de inscrição correspondente à(s) ACD para a(s) qual/quais pretendem certificação;
– Participar e assinar a(s) folha(s) de presença de cada sessão que compõe a(s) ACD para a(s) qual(ais) pretendem certificação;
– Contabilizar um mínimo de três horas de participação na(s) ACD em que se inscreveram, confirmado apenas pela assinatura das folhas de presença das sessões que a(s) compõe(m);
– Preencher o questionário de avaliação da(s) ACD frequentada(s).