Submissão

 

TIPO DE TRABALHOS

O Colóquio permite dois tipos de contribuições: comunicações individuais e simpósios. As propostas devem incidir em trabalhos de investigação e enquadrar-se em pelo menos um dos Eixos temáticos do XXXII Colóquio da AFIRSE Portugal.

As propostas devem conter um título, um resumo e três palavras-chave. Os resumos devem conter até 2500 caracteres (incluindo espaços). Os autores podem escolher a língua em que desejam submeter o resumo (português, francês ou espanhol). Cada investigador poderá constar como autor, no máximo, em 3 comunicações.

 

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

As comunicações individuais podem ter um ou mais autores e serão agrupadas em ateliês pela Comissão Científica. Os ateliês serão coordenados por um animador.

 

SIMPÓSIOS

Os simpósios reúnem 3 ou 4 comunicações e são definidos em torno de uma problemática comum, explicitada num texto de enquadramento redigido pelo(s) coordenador(es), que assegura(m) a moderação. O simpósio deve ser constituído por oradores provenientes, no mínimo, de dois países.

O coordenador do simpósio reúne os elementos de cada intervenção (título, 3 palavras-chave e resumo, com 2500 caracteres, no máximo) e submete-os na plataforma CMT (https://cmt3.research.microsoft.com/AFIRSE2025), juntamente com o texto de enquadramento (600 palavras, no máximo). O texto de enquadramento visa explicitar a problemática e a articulação entre as várias comunicações. Informar no início do texto que se trata de um simpósio e indicar os nomes dos investigadores que o integram.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • pertinência (articulação com a problemática e com os eixos do colóquio);
  • quadro conceptual e problematização (enquadramento teórico, questões de investigação e problemática);
  • procedimentos e análise (metodologia, instrumentos de recolha, dimensão ética, tratamento e análise dos dados) ;
  • contributos (resultados, conclusões, limitações e pistas para futuras investigações).

Os textos das comunicações aceites têm de ser enviados até 31 de março de 2025, para que possam constar nas Atas do Colóquio. As Atas do Colóquio são publicadas online.