Problemática

XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2023
25, 26 e 27 de janeiro de 2023

Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens

O espaço como conceito global e aberto incorpora elementos físicos e sociais, os sujeitos, as suas ações e interações, influenciados pelos domínios político, cultural, económico, ambiental e identitário, entre outros. O conceito de espaço relaciona-se com um conjunto de outras designações – lugar, contexto, ambiente, meio e território. O espaço é uma dimensão intrínseca à ação humana, nomeadamente, à ação educativa.

Os processos educativos ocorrem em todos os tempos e espaços de vida. Os espaços físicos e virtuais são educativos quando apresentam potencialidades de transformação dos sujeitos, através das suas caraterísticas e recursos, da sua organização, do modo como possibilitam as interações entre os atores e destes com os próprios espaços. De modo deliberado ou fortuito, os espaços influenciam os processos educativos e as aprendizagens, por meio de políticas e práticas educativas, de ações e interações dos diversos atores implicados.

O Colóquio visa promover a sistematização e a divulgação do conhecimento científico sobre o caráter educativo dos múltiplos espaços de vida, de trabalho e de estudo (espaço familiar, escolas, centros de formação, cidades, vilas, aldeias, bairros e outros territórios, empresas, associações, hospitais, museus, bibliotecas, centros de recursos, teatros, prisões, etc.), e o seu contributo, nomeadamente, para a educação inclusiva, a educação para a sustentabilidade, a educação sociocultural, a educação intercultural, a educação digital, a educação para a saúde, a educação intergeracional, a educação para os direitos humanos, a educação para o direito à cidade, etc.

Para discutir em torno da temática, procuramos mobilizar o conhecimento científico produzido em investigações filiadas nas Ciências da Educação, com o contributo de vários campos do saber, principalmente, da Geografia, da Sociologia, da Antropologia, da Arquitetura, da História, da Filosofia, da Psicologia, das Ciências de Gestão, etc. A problematização sobre a dimensão educativa dos espaços de vida, de trabalho e de estudo centrar-se-á nas práticas e nas políticas educativas, nos atores e nas aprendizagens, com enfoque particular na educação infantil, no ensino básico, no ensino secundário, no ensino superior e na educação de pessoas adultas e idosas.

Eixos temáticos:

  1. Espaços de ação e práticas educativas
  2. Espaços, territórios e políticas educativas
  3. Espaços educativos e atores
  4. Espaços educativos, aprendizagens e avaliação